Vários dispositivos podem ser montados em uma placa-mãe, incluindo:
1.
Unidade Central de Processamento (CPU) :A CPU é o “cérebro” do computador e é responsável por executar instruções e realizar cálculos. Ele é montado na placa-mãe em um soquete de CPU.
2.
Memória de acesso aleatório (RAM) :RAM é um tipo de memória que armazena temporariamente dados e instruções que estão sendo processados pela CPU. Os módulos de RAM são inseridos nos slots DIMM da placa-mãe.
3.
Dispositivos de armazenamento :Dispositivos de armazenamento como unidades de disco rígido (HDDs), unidades de estado sólido (SSDs) e unidades ópticas (CD/DVD/Blu-ray) podem ser conectados à placa-mãe por meio de várias interfaces como SATA ou M.2.
4.
Cartões de expansão :Placas de expansão, como placas gráficas, placas de som, placas de rede e muito mais, podem ser instaladas em slots de expansão na placa-mãe para adicionar recursos e capacidades adicionais ao sistema.
5.
Conectores :Vários conectores são montados na placa-mãe, incluindo portas USB, conectores de áudio, portas Ethernet e muito mais, para permitir a conexão de dispositivos externos.
6.
Conectores da unidade de fonte de alimentação (PSU) :A placa-mãe possui conectores para receber energia da unidade de fonte de alimentação (PSU) do computador para alimentar os componentes da placa-mãe e outros dispositivos conectados a ela.
Estes são alguns dos dispositivos comuns montados em uma placa-mãe. Os componentes específicos e sua disposição podem variar dependendo do modelo da placa-mãe e do uso pretendido.