Memória somente leitura (ROM) é um tipo de memória que pode ser lida, mas não gravada. Muitas vezes é usado para armazenar dados permanentes, como firmware ou programas de software.
Aqui estão três características da ROM: 1.
Não volátil: A ROM retém seus dados mesmo quando a energia é desligada. Isto contrasta com a RAM (memória de acesso aleatório), que perde seus dados quando a energia é desligada.
2.
Permanente: Os dados na ROM não podem ser alterados. Isto pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, dependendo da aplicação. Por exemplo, a ROM é ideal para armazenar firmware que nunca precisa ser atualizado. No entanto, pode ser um problema se você precisar alterar os dados na ROM.
3.
Tempo de acesso mais lento: A ROM normalmente é mais lenta para acessar do que a RAM. Isso ocorre porque a ROM é uma memória de estado sólido, enquanto a RAM é uma memória volátil. As memórias de estado sólido usam transistores para armazenar dados, enquanto as memórias voláteis usam capacitores. Os transistores são mais lentos que os capacitores, portanto o acesso à ROM é mais lento que à RAM.