Memória virtual é uma técnica de gerenciamento de memória que permite a um computador executar programas maiores que a quantidade de memória física disponível. Isto é conseguido através da criação de um espaço de endereço virtual para cada programa, que é separado do espaço de endereço físico do computador. Quando um programa acessa um endereço virtual, o hardware o traduz para um endereço físico e busca os dados na memória.
A memória virtual permite que vários programas sejam executados simultaneamente, mesmo que seus requisitos de memória combinados excedam a quantidade de memória física disponível. Também possibilita a execução de programas maiores que a quantidade de memória física disponível.
Existem dois tipos principais de memória virtual:
*
Paginação sob demanda: Com a paginação por demanda, as páginas da memória só são carregadas na memória física quando são necessárias. Isso significa que os programas podem ser muito maiores do que a quantidade de memória física disponível, pois apenas as páginas que estão sendo usadas no momento são realmente armazenadas na memória.
*
Troca: Com a troca, programas inteiros são retirados da memória física e armazenados em disco quando não estão sendo usados. Isso permite que mais programas sejam executados simultaneamente, mas também pode diminuir o desempenho, pois leva tempo para recolocar os programas na memória quando necessário.
A memória virtual é uma parte essencial dos sistemas operacionais modernos. Ele permite que vários programas sejam executados simultaneamente, mesmo que seus requisitos de memória combinados excedam a quantidade de memória física disponível. Também possibilita a execução de programas maiores que a quantidade de memória física disponível.