A maioria das placas-mãe modernas vem com uma placa de interface de rede (NIC) integrada, também conhecida como controlador Ethernet ou adaptador LAN. Isso permite que o computador se conecte a uma rede com fio usando um cabo Ethernet. A NIC integrada é normalmente um controlador Ethernet básico de 10/100 Mbps, embora algumas placas-mãe possam incluir uma NIC Gigabit Ethernet (1000 Mbps) mais rápida.
A NIC integrada geralmente está localizada na parte traseira da placa-mãe, perto de outras portas de entrada/saída (E/S). Normalmente é um chip pequeno e retangular com uma proteção de metal ao redor. A porta Ethernet geralmente está localizada próxima à NIC e normalmente é um conector RJ-45 azul ou amarelo.
Para usar a NIC integrada, você precisará conectar um cabo Ethernet da NIC ao roteador ou modem. Depois que o cabo estiver conectado, você poderá acessar a Internet.
Se não conseguir acessar a Internet, talvez seja necessário instalar os drivers da NIC integrada. Os drivers geralmente estão disponíveis no site do fabricante da placa-mãe.
Aqui estão alguns dos benefícios de usar uma NIC integrada:
*
Conveniência: A NIC integrada já vem embutida na placa-mãe, então você não precisa se preocupar em instalar uma placa de rede separada.
*
Custo-benefício: NICs integradas normalmente são mais baratas que placas de rede separadas.
*
Confiabilidade: Placas de rede integradas geralmente são muito confiáveis, pois são projetadas e testadas pelo fabricante da placa-mãe.
Aqui estão algumas das desvantagens de usar uma NIC integrada:
*
Desempenho: As NICs integradas normalmente não são tão rápidas quanto as placas de rede separadas.
*
Recursos: As NICs integradas podem não ter tantos recursos quanto as placas de rede separadas.
*
Capacidade de atualização: As NICs integradas não podem ser atualizadas; portanto, se você quiser uma NIC mais rápida ou mais poderosa, precisará substituir a placa-mãe.
No geral, as NICs integradas são uma boa opção para a maioria das pessoas. Eles são convenientes, econômicos e confiáveis. No entanto, se você precisar de uma NIC mais rápida ou mais poderosa, considere uma placa de rede separada.