As seis características de metas bem elaboradas são as seguintes:
1. __Específico__:As metas devem ser claras, precisas e inequívocas. Não devem ser vagos ou gerais. Por exemplo, uma meta específica pode ser “aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre” em vez de “aumentar as vendas”.
2. __Mensurável__:As metas devem ser quantificáveis para que o progresso possa ser acompanhado e medido. Por exemplo, uma meta mensurável pode ser “perder 4,5 quilos em dois meses” em vez de “perder peso”.
3. __Alcançável__:As metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Devem estar ao alcance e ser alcançáveis com os recursos e capacidades disponíveis. Por exemplo, uma meta alcançável pode ser “correr uma corrida de 5 km em menos de 30 minutos” em vez de “correr uma maratona em menos de 3 horas”.
4. __Relevante__:As metas devem estar alinhadas com os objetivos e prioridades gerais do indivíduo ou organização. Devem apoiar e contribuir para os resultados desejados. Por exemplo, uma meta relevante para um aluno pode ser “tirar boas notas para entrar em uma boa faculdade” em vez de “tirar boas notas para impressionar meus pais”.
5. __Cronograma__:As metas devem ter um prazo ou prazo específico para conclusão. Isso ajuda a criar um senso de urgência e responsabilidade. Por exemplo, uma meta com prazo determinado pode ser “concluir o projeto até o final do mês” em vez de “concluir o projeto”.
6. __Flexível__:As metas devem ser adaptáveis e flexíveis o suficiente para acomodar mudanças e circunstâncias imprevistas. Não devem ser tão rígidos que não possam ser modificados ou ajustados conforme necessário. Por exemplo, uma meta flexível pode ser “economizar US$ 100.000 para a aposentadoria” em vez de “economizar US$ 100.000 para a aposentadoria aos 65 anos”.