A escolha de qual tipo de processador para um computador novo pode ser confuso. Intel e AMD ambos têm muitas ofertas quando se trata de necessidades de servidores, desktop e computação móvel. Tanto a Intel e AMD fabricar processadores que geralmente realizam as mesmas tarefas , no entanto, ambos os processadores Intel e AMD têm seus pontos fortes e fracos. História
Intel e AMD nem sempre foram concorrentes , empresas rivais . Em 1982 , a Intel tinha emergido como a indústria de PC decolou. Para acompanhar a demanda , a Intel contratou AMD para produzir seus chips , no entanto, em 1986 , a Intel rescindido seu contrato com a AMD , AMD e começou a trabalhar na construção de seu próprio processador para rivalizar com Intel . Intel domina o mercado para processadores desde o início. AMD não tem um popular, chip de sucesso até Athlon da AMD foi lançado.
Processadores Market Share
Intel superam os processadores AMD de 4 para 1 . Em 2008, a Intel produziu mais de 80 por cento de todos os processadores vendidos , enquanto a participação da AMD foi inferior a 20 por cento. Os entusiastas do computador , muitas vezes têm uma fidelização à marca quando se trata de processadores. Este é frequentemente o caso, porque os processadores e placas-mãe não são intercambiáveis , uma vez que os processadores AMD usam diferentes sockets de CPU do que da Intel.
Processadores para servidores
Intel e AMD tanto oferecer processadores para servidores de nível empresarial . Intel oferece diferentes níveis de sua linha de processadores Xeon , enquanto a AMD tem seus processadores Opteron. Para aplicativos de servidor padrão , processadores Xeon e Opeteron são comparáveis em termos de velocidade e características. Em benchmarks realizados pelo AnandTech entre um Opteron 2360 e um E5365 Xeon , ambos os processadores tinham o mesmo número de vitórias em diferentes aplicações. Intel oferece uma versão em grande escala de um processador de servidor chamado de Intel Itanium. Até 512 processadores Itanium podem ser interligados com até um petabyte (1024 TB) de memória. A AMD não tem uma solução em larga escala para competir com o processador Itanium.
Processadores para desktop
Em 2009 , a Intel lançou o processador Core i7 como um sucessor para o seu núcleo 2 processador. AMD tem um processador concorrente para o Core i7 chamado Phenom II. O processador Core i7 é avaliado muito maior do que o Phenom II , no entanto, a velocidade extra vem em um prêmio de preço elevado. Chips Core i7 , em média, são duas vezes mais rápido que o processador Phenom II correspondente , no entanto, eles custam quatro vezes mais. Core i7 estão disponíveis com até seis núcleos , enquanto os processadores Phenom II são limitados a quatro.
Processadores Móveis
Tanto a AMD e Intel produzir processadores para laptop e netbook fabricantes . Intel revelou seus processadores de desktop populares em um processador mobile -friendly poder. Intel usa sua tecnologia Centrino para limitar a quantidade de energia que o processador usa para conservar a vida útil da bateria. AMD tem uma abordagem diferente para a criação de processadores móveis . AMD mudou a arquitetura de seus processadores para utilizar menos energia e rebatizou -os Turion . Desde laptop e netbooks são comprados como está, o consumidor tem menos opções quando se trata de o processador. Em relação à AMD Turion ea Intel Centrino Core 2 , é uma questão de preço versus desempenho . Assim como suas contrapartes desktop , processadores Intel ultrapassar os processadores AMD na maioria das aplicações , no entanto, os chips da Intel são geralmente mais caros
.