Microprocessadores têm percorreu um longo caminho desde a sua invenção na década de 1960 . O microprocessador mais básico off-the -shelf , hoje, é muito mais poderoso do que os microprocessadores mais caros quatro décadas atrás . Esses chipsets mudaram muito ao longo de sua evolução que existem muitas maneiras diferentes para classificá-los . Bit Depth
A profundidade dos microprocessadores pouco se relaciona com os endereços de memória mais ampla ou unidades de dados na mesma. Isto traduz-se , basicamente, para o nível de complexidade de cálculo do chip é capaz de fazer , com um pouco maior profundidade permitindo tarefas mais complexas a serem executadas . Os primeiros microprocessadores foram processadores de 4 bits e foram capazes de executar apenas o mais básico de tarefas. 8 bits , 12 bits e , eventualmente, os processadores de 32 bits foram depois disponível . A maioria dos sistemas operacionais projetados para uso pessoal foram escritas para serem executadas por processadores de 32 bits até sistemas operacionais de 64 bits foram lançados há alguns anos atrás . A maioria dos microprocessadores modernos são de 32 bits ou 64 bits , apesar de microprocessadores de 128 bits também estão disponíveis.
Arquitetura Famílias
Outra forma de classificar os microprocessadores está de acordo com as famílias de arquitetura do chip. Muitos fabricantes de chips classificam seus microprocessadores em famílias de produtos . Intel classificadas suas primeiras fichas de acordo com a profundidade de bits e , em seguida, por o número de transistores , por exemplo . Mais tarde, começaram a classificar as suas fichas em famílias de acordo com a arquitetura do chip quando o chip Pentium foi introduzido em 1993. Este sistema de classificação arquitetura é comum entre a maioria dos fabricantes de chips comercial.
Usa
Microprocessadores são por vezes classificados de acordo com sua finalidade . Nem todas as fichas acabam em computadores pessoais. Mesmo aqueles que o fazem muitas vezes servem funções específicas , tais como a computação em geral ou tarefas gráficas. Alguns dos mais avançados chips de 128 bits são usados em aplicações de segurança , onde a profundidade de bits aumento do chip permite que aplicativos de criptografia e segurança soberba.