? HyperTransport - às vezes abreviado como HT ou referidos como HyperTransport Tecnologia - é uma tecnologia que interliga os processadores ou unidades centrais de processamento, em computadores pessoais , servidores , sistemas embarcados , e produtos de redes e telecomunicações . A tecnologia é promovido e desenvolvido pelo Consórcio HyperTransport , e é mais comumente associado com a empresa de semicondutores Advanced Micro Devices (AMD) . Antecedentes e Descrição Geral
HyperTransport é nomeado após seu criador HyperTransport Consortium , uma associação da indústria formado por AMD , além de outras oito empresas de tecnologia : Alliance Semiconductor , Apple Computer, Broadcom Corp , Cisco Systems, Nvidia, PMC -Sierra , Sun Microsystems e Transmeta . A tecnologia em si foi introduzido em 2 de abril de 2001. Características
principal
HyperTransport é geralmente descrito como um serial /alta largura de banda paralela bidirecional , ponto de baixa latência a-ponto link. Isto significa que a tecnologia transmite rapidamente um elevado nível de frequência entre os dois pontos de extremidade , com a capacidade de entrar em direcções opostas . Na verdade, ele é projetado para fornecer muito mais largura de banda do que as tecnologias similares. Uma dessas tecnologias é uma interface de comunicação de computador chamado de front-side bus (FSB) . Durante a década de 1990 para cerca de meados dos anos 2000 , os fabricantes usaram o FSB para transferência de dados entre a CPU ea parte do chipset chamado northbridge , que por sua vez se comunica com outros componentes do PC , como os slots de memória RAM e de expansão.
< Br >
versões
no momento da publicação , há cinco versões do HyperTransport : Versão 1.0 em 2001 , 1,1 em 2002 , 2,0 em 2004 , 3,0 em 2006 e 3,1 em 2008 . Cada versão é mais avançada do que a precedente . Por exemplo, HyperTransport 1.0 tem uma frequência máxima de 800 megahertz e pico de largura de banda agregada bidirecional de 12,8 gigabytes por segundo. A última versão, HyperTransport 3.0 , tem uma freqüência de pico de 3,2 gigahertz e largura de banda agregada bidirecional máxima de 51,2 Gbps.
Applications
A aplicação mais popular do HyperTransport é tão uma substituição FSB . AMD substitui o FSB com o HyperTransport em alguns de seus Athlon , Opteron , Phenom , Sempron e Turion processadores para um modo mais rápido de comunicação. Outros usos incluem a interligação HyperTransport Non-Uniform Memory Access ( NUMA) computadores com multiprocessador , e transmissão de dados em roteadores e switches.