? Quando você ligar a câmera , disco rígido, unidade flash ou outro componente de um computador, você espera que ele funcione sem dar-lhe um segundo pensamento. Graças a uma tecnologia conhecida como plug and play, ou PnP , o computador detecta esses dispositivos e carrega seus pilotos com pouca ou nenhuma interação do usuário. Isto não foi sempre o caso, porém . Tecnologia Anterior
Antes da tecnologia plug- and-play , cada dispositivo conectado a um computador tinha de ser instalado e configurado. Isto envolveu jumpers de configuração , a seleção de um pedido de interrupção (IRQ) e endereço I /O, e colocar fisicamente o dispositivo dentro do computador ou conectá-lo a uma porta externa. Computadores só tinha um número limitado de IRQs e endereços disponíveis , e os conflitos eram comuns e , por vezes, difíceis de solucionar . Sistema de arquivos como config.sys e autoexec.bat também teve de ser editado, e os drivers fornecidos pelo fabricante instalado para dispositivos de ser reconhecido e disponível para o sistema . Este era o procedimento padrão para a adição de novos dispositivos a partir do momento a IBM introduziu o computador pessoal em 1981 até que a Microsoft lançou o Windows 95 , em agosto de 1995.
Nascimento
O termo e o conceito de plug- and-play foi introduzido em 1995 . Computadores Macintosh da Apple já tinha funcionalidade PnP , mas não usou a terminologia. Em cooperação com outras três empresas , a Microsoft criou o termo e prometeu trazer plug- and play para o mundo do PC com o Windows 95 . Intel desde que o chipset, Phoenix BIOS e Compaq construiu o computador que trouxe tudo isso junto.
Inicialmente , a arquitetura plug- and-play foi esboçado , levando ao apelido de " plug-and -pray ". , nem todos os sistemas eram PnP pronto . Eles tinham que ter um PnP BIOS , hardware e sistema operacional. O dispositivo está sendo instalado também teve que ser compatível com o plug and play . Embora a instalação do dispositivo foi muito simplificada na maioria dos casos , os conflitos com hardware legado e PnPs incapacidade de ajustar para estes dispositivos legados criadas algumas frustrações de roer unhas de cabelo puxando e .
Evolução
o desenvolvimento de arquitetura de computadores e mais fabricantes que compram no conceito plug- and-play levou a longos passos na melhoria PnP . Melhorias no ônibus Peripheral Component Interface - comumente chamado PCI - eo surgimento de Universal Serial Bus, ou USB, desde que as conexões físicas necessárias . Em vez de exigir IRQs dedicados e endereços , interromper a partilha e as interrupções sinalizadas de mensagens fornecidas comunicações controlada entre dispositivos ea CPU. Empresas de fabricação de periféricos trabalhou em estreita colaboração com a Microsoft para fornecer drivers integrados ao sistema operacional, reduzindo a necessidade de discos ou downloads separados . O sistema operacional foi programado para procurar drivers específicos para o hardware, inclusive através da Internet , se disponível.
Windows Logo Program
No momento da publicação , a Microsoft suportes e define tecnologias PnP para portas PCI , USB , IEEE 1394 ( Firewire) , PC Card /CardBus , ISA , SCSI , ATA , LPT e COM . Os fabricantes devem seguir diretrizes rígidas eo hardware tem de fornecer informações específicas para o sistema operacional : uma identificação única , que são necessários os motoristas, o que a finalidade do dispositivo é e quais os recursos que vai precisar para funcionar corretamente. Dispositivos também deve permitir que o sistema operacional Windows para configurar as definições através de software, hardware e firmware do sistema e deve ser compatível com o Advanced Configuration and Power Interface, ou ACPI , especificações. Através de conformidade com estas diretrizes , os fabricantes estão autorizados a participar do Programa de logotipo do Windows e incluir o logotipo do Windows em suas embalagens. A presença do logotipo garante ao cliente que o produto foi testado e verificado como compatível com Windows.