O Pentium D eo Xeon são duas marcas de CPU da Intel, maior fabricante de semicondutores do mundo . Embora ambos são variantes do Pentium - o que era uma vez CPU de nível superior da Intel para computadores pessoais - o Pentium D é para o setor de consumo , enquanto o foco do Xeon é no setor não- consumidores do mercado de computadores . Como resultado, as capacidades de ambas as marcas estão a milhas de distância . Background Fotografia de
Lançado em 2005, o Pentium D foi em desktops high-end. O Xeon fez sua estréia em 1998 como o Pentium II Xeon . Com esta marca , a Intel focado em sistemas de computadores mais poderosos, como servidores e estações de trabalho. Em junho de 2013, a linha consiste no Xeon E3 , Xeon E5, Xeon E7 eo Xeon Phi 5110P coprocessador .
Fabricação
Em termos de tamanho , a Intel produziu o Pentium D como um processador de 90 nm ou 65 nm . Como um CPU dual-core, o Pentium D é composto por dois morre, cada um dos quais tem um processador . A produção de mais longo prazo da Xeon resultou em uma gama mais ampla de tamanhos : a partir de 250 nm, com o Pentium II Xeon a muito menores de 22 nm , com as fichas presentes . Além disso , a Intel produziu várias configurações de unidades de processamento mais com o Xeon , que começou como um chip single-core . Em junho de 2013, a marca tem a CPU Intel com o maior número de processadores em uma unidade, e, conseqüentemente, a maior quantidade de poder de processamento. Estas distinções ir ao 5110P , que consiste em 60 núcleos.
E velocidade Consumo de energia
Durante uma corrida de produção de três anos , a Intel fabricou o Pentium D como uma CPU de processamento mais consumidora de energia e mais rápido do que o Pentium regular. Ele registrou uma velocidade de clock de 2,66-3,73 GHz e ponto dissipação térmica máxima de 95 ou 130 watts. A atual safra de chips Xeon tendem a ser mais lento e menor do que o Pentium D. eficiência energética A sua gama de velocidade de clock é 1,053-3,6 GHz e TDP máximo é 25-225 watts.
Cache
Para acesso a dados mais rápido, cada CPU tem um certo número de caches , que são rotulados em conformidade. Por exemplo, dois caches são rotulados Nível 1 e Nível 2 , com o último nível que contém a maior quantidade de memória. No Pentium D , o cache L2 de 2MB ou 4MB oferece . A partir de junho de 2013, os processadores Xeon possuem três níveis de cache , com o cache L3 - referidos como "Smart Cache" - . Oferta 8MB para 30MB
Estado
a partir de 2013 , a Intel ainda fabrica chips Xeon , enquanto o Pentium D é um processador de descontinuada. Intel enviou os últimos processadores Pentium D em 8 de agosto de 2008. Nesse ponto Intel começou a concentrar-se na produção de processadores com maior eficiência energética e os dual-core com um único die .