Não se trata realmente de modelos específicos de computadores * * sendo específicos do setor, mas como esses computadores estão configurados e qual software eles executam. No entanto, aqui estão alguns exemplos de
configurações e software que são comumente usados em indústrias específicas, que as tornam "específicas da indústria":
1. Saúde: *
Sistemas de imagem médica: Estações de trabalho poderosas com displays de alta resolução, placas gráficas especializadas e software para visualizar e manipular imagens médicas (raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética).
*
sistemas de registros eletrônicos de saúde (EHR): Servidores e estações de trabalho dedicadas com medidas de segurança robustas e software para gerenciar dados dos pacientes, agendar compromissos e cobrança.
2. Finanças: *
Sistemas de computação de alto desempenho (HPC): Servidores com poder de processamento maciço e software especializado para modelagem financeira complexa, análise de risco e negociação.
*
data warehouses e plataformas de análise de dados: Servidores e estações de trabalho otimizados para armazenar e analisar grandes conjuntos de dados relacionados a transações financeiras, tendências de mercado e comportamento do cliente.
3. Fabricação: *
Sistemas de controle industrial (ICS): Sistemas e computadores incorporados projetados especificamente para controlar máquinas, robôs e processos automatizados em fábricas.
*
Sistemas de design auxiliado por computador (CAD): Estações de trabalho com poderosas unidades de processamento de gráficos e software especializado para projetar e simular produtos.
4. Automotivo: *
Unidades de controle de veículos (VCUs): Sistemas incorporados responsáveis pelo gerenciamento do desempenho do motor, transmissão, recursos de segurança e outras funções do veículo.
*
software de simulação automotiva: Sistemas de computação de alto desempenho e software usados para simular o desempenho do veículo, testes de falha e outros aspectos do design e desenvolvimento automotivo.
5. Aeroespacial: *
Supercomputers: Sistemas extremamente poderosos usados para simulações e análises complexas em engenharia aeroespacial, incluindo design de aeronaves, dinâmica de fluidos e navegação por satélite.
*
sistemas incorporados para eletrônicos aeroespaciais: Computadores e microcontroladores incorporados em aeronaves, satélites e outros veículos aeroespaciais para controlar vários sistemas e funções.
6. Petróleo e gás: *
Sistemas de processamento de dados sísmicos: Sistemas de computação de alto desempenho e software especializado para analisar dados sísmicos para identificar possíveis reservas de petróleo e gás.
*
Sistemas de controle de poço: Sistemas e computadores incorporados usados para gerenciar e controlar o fluxo de petróleo e gás dos poços.
7. Educação: *
quadros brancos interativos: Grandes displays que permitem aos professores apresentar lições, interagir com os alunos e colaborar em projetos.
*
Sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS): Plataformas baseadas na Web usadas por escolas e universidades para gerenciar cursos, tarefas, notas e comunicação.
É importante observar que esses exemplos são apenas um ponto de partida. O software e o hardware específicos usados em qualquer setor pode variar amplamente, dependendo das tarefas e requisitos específicos.