O termo “nerd da informática” originou-se nas décadas de 1950 e 1960, quando os computadores eram grandes, caros e raros. Naquela época, os computadores eram usados principalmente por cientistas, matemáticos e engenheiros, que muitas vezes eram vistos como socialmente desajeitados e sem habilidades sociais. Isso levou ao estereótipo do “nerd da informática” como alguém inteligente, mas socialmente inepto.
O termo “nerd” foi originalmente usado para descrever uma pessoa extremamente interessada em um determinado assunto, muitas vezes ao ponto da obsessão. Nas décadas de 1950 e 1960, o termo "nerd da informática" era usado para descrever pessoas fascinadas por computadores e que passavam muito tempo programando e trabalhando neles.
O termo “nerd da informática” foi usado de forma depreciativa no passado, mas também foi reivindicado por algumas pessoas que se identificam como nerds e se orgulham de sua inteligência e experiência em computadores. Nos últimos anos, tem havido um movimento crescente para desafiar os estereótipos negativos associados aos nerds e para celebrar as contribuições positivas que os nerds fazem à sociedade.