Atribuir ou passar uma GPU física para uma máquina virtual (VM) Hyper-V permite que a VM acesse e use diretamente os recursos da GPU. Isso é benéfico para máquinas virtuais que exigem processamento gráfico intensivo, como jogos, edição de vídeo ou aprendizado de máquina.
Aqui estão as etapas sobre como atribuir (passagem) uma GPU física a uma máquina virtual Hyper-V no Windows 10 ou Windows 11:
Pré-requisitos: - Certifique-se de que seu sistema tenha uma GPU física compatível que suporte passagem. Alguns fabricantes de GPU, como a NVIDIA, fornecem soluções de software para passagem de GPU. Verifique a documentação da sua GPU para ver se ela é compatível.
- Verifique se o seu sistema atende aos requisitos de hardware do Hyper-V, incluindo um processador com virtualização assistida por hardware (Intel VT-x ou AMD-V), RAM suficiente e um adaptador de rede compatível.
Etapas: 1.
Ative o Hyper-V: - Abra o “Painel de Controle” em seu sistema Windows.
- Vá em “Programas”> “Programas e Recursos”.
- Clique em "Ativar ou desativar recursos do Windows".
- Na lista de recursos, marque a caixa “Hyper-V” e clique em “OK”.
- Reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito.
2.
Instale o software GPU Passthrough (se necessário): - Se a sua GPU exigir software de passagem do fabricante (por exemplo, NVIDIA), instale-o de acordo com as instruções do fabricante.
3.
Configurar BIOS: - Entre na BIOS do seu sistema. Isso geralmente envolve pressionar uma tecla específica (por exemplo, “F1” ou “F10”) durante a inicialização.
- Localize as configurações de IOMMU (Unidade de gerenciamento de memória de entrada/saída) e ative-a, caso ainda não esteja.
- Salve as alterações e saia do BIOS.
4.
Crie um novo switch virtual (opcional): - Abra o "Gerenciador Hyper-V" em seu sistema Windows.
- Vá para "Virtual Switch Manager" no painel "Ações" no lado direito.
- Clique em “Criar Switch Virtual” e siga o assistente para criar um novo switch.
- Certifique-se de selecionar "Rede externa" como tipo de conexão e atribuir-lhe um nome apropriado.
5.
Crie uma nova máquina virtual: - No "Gerenciador Hyper-V", clique em "Novo"> "Máquina Virtual".
- Siga o assistente para criar uma nova VM.
- Especifique um nome, selecione "Geração 2" para compatibilidade de VM e escolha a quantidade de RAM e processadores virtuais.
- Selecione "Disco rígido virtual existente" ou clique em "Criar um disco rígido virtual" para criar um novo disco virtual para a VM.
6.
Atribuir GPU à VM: - Na tela “Próximo” de criação da VM, selecione “Personalizar configurações” para abrir as configurações da VM.
- Vá para a seção "Hardware".
- Clique em “Adicionar Hardware” e selecione “PCI Express Root Complex”.
- Selecione a GPU física que deseja atribuir à VM e clique em “OK”.
- Certifique-se de que a opção "IOMMU" esteja habilitada em "Recursos avançados" para o PCI Express Root Complex.
7.
Configurar dispositivo GPU: - Na seção "Hardware" das configurações da VM, selecione o adaptador gráfico que você acabou de atribuir.
- Clique em “Propriedades” e configure a memória gráfica e outras configurações conforme suas necessidades.
- Certifique-se de que "Ativar aceleração 3D" esteja marcado.
8.
Conectar VM à rede: - Nas configurações da VM, vá para a seção “Adaptador de Rede”.
- Selecione o switch virtual criado anteriormente ou selecione uma conexão de rede existente.
- Certifique-se de que o adaptador de rede esteja ativado.
9.
Configurar o sistema operacional e instalar adições de convidados: - Escolha o sistema operacional convidado desejado para sua VM e inicie a instalação.
- Depois que o sistema operacional estiver instalado, certifique-se de instalar os Hyper-V Integration Services ou Guest Additions para o sistema operacional específico que você está usando. Isso melhorará o desempenho e proporcionará melhor compatibilidade com o ambiente Hyper-V.
10.
Iniciar máquina virtual: - Após definir todas as configurações necessárias, inicie sua máquina virtual.
Ao atribuir a GPU física à máquina virtual, ela pode acessar diretamente os recursos da GPU e executar tarefas com uso intensivo de gráficos com mais eficiência.