Um dispositivo não dedicado é um dispositivo que pode ser usado para vários fins e não é atribuído apenas a uma única tarefa ou aplicativo. Ele contrasta com um dispositivo dedicado, projetado e construído para uma função muito específico e normalmente não pode ser facilmente adaptado para outros usos.
Aqui está um colapso:
*
Exemplos não dedicados: Um smartphone (usado para comunicação, navegação, jogos etc.), um computador de uso geral (usado para processamento de texto, design gráfico, codificação etc.), uma impressora multifuncional (impressão, varredura, cópia, fax). Esses dispositivos são versáteis e sua funcionalidade pode ser expandida por meio de software ou periféricos adicionais.
*
Exemplos dedicados: Um termostato (apenas para controlar a temperatura), um dispositivo de navegação GPS (principalmente para navegação), um forno de microondas (exclusivamente para aquecer alimentos), uma câmera digital (principalmente para tirar fotos e vídeos). Esses dispositivos geralmente têm uma gama limitada de funções.
Essencialmente, a diferença se resume à flexibilidade e especialização. Um dispositivo não dedicado oferece flexibilidade e adaptabilidade, enquanto um dispositivo dedicado prioriza a especialização e a eficiência em uma tarefa específica.