Não há um termo único e universalmente aceito para hardware e software mais antigos. No entanto, vários termos são comumente usados, dependendo do contexto:
*
legado: Este é um termo comum e amplamente compreendido. Isso implica que o hardware ou o software está desatualizado, mas ainda funcional e possivelmente em uso.
*
obsoleto: Este termo sugere que o hardware ou o software não está mais em uso ou suportado e pode ser difícil ou impossível de manter.
*
desatualizado: Um termo geral indicando que existem versões ou alternativas mais recentes.
*
vintage: Esse termo geralmente carrega uma conotação positiva, o que implica que o hardware ou o software é colecionável ou tem significado histórico. Geralmente é aplicado ao hardware mais antigo que o software.
*
fim de vida (EOL): Isso se refere a hardware ou software que o fabricante não suporta mais com atualizações, patches de segurança ou reparos.
*
depreciado: Esse termo é frequentemente usado especificamente para recursos ou funções de software que ainda estão presentes, mas são desencorajados do uso porque são substituídos por métodos mais novos e melhores.
O melhor termo a ser usado depende da situação específica e da ênfase desejada. Por exemplo, você pode chamar um computador antigo de "hardware legado" se ainda estiver funcionando, mas "obsoleto" se for completamente inutilizável.