O Intel Pentium III é geralmente melhor que um processador Celeron da mesma época. Enquanto ambos eram chips orientados ao orçamento, o Pentium III ofereceu:
*
Velas mais altas do relógio: O Pentium IIIs normalmente foi executado em velocidades de relógio mais altas do que os célerons comparáveis, resultando em melhor desempenho.
*
cache maior: O Pentium IIIs geralmente tinha um tamanho de cache maior (cache L2), que melhorou significativamente o desempenho, fornecendo acesso mais rápido aos dados usados com frequência. Este é um grande diferencial.
*
Recursos aprimorados: Dependendo dos modelos específicos, o Pentium IIIs pode ter suportado recursos não presentes nos célerons, como SSE (Extensões de SIMD de streaming) para um processamento multimídia mais rápido.
Essencialmente, o Celeron era uma versão reduzida de custo do Pentium III. A Intel conseguiu isso reduzindo o tamanho do cache L2 e às vezes limitando outros recursos. Portanto, para velocidades de relógio semelhantes, o Pentium III quase sempre seria mais rápido e mais capaz. No entanto, um Celeron * muito altivo * pode * superar um Pentium III muito baixo, mas essa seria a exceção, não a regra. A diferença de tamanho do cache geralmente supera as diferenças de velocidade do relógio dentro de uma geração.