Não há um único computador chamado publicamente que seja definitivamente o "mais rápido, mais poderoso e mais caro" capaz de processar mais do que um quadrilhão de instruções por segundo (um Petaflops). A paisagem dos supercomputadores está constantemente mudando. Novos sistemas são construídos e as classificações mudam com frequência.
Vários fatores dificultam a resposta precisa:
* Classificação
: O "mais rápido" é frequentemente determinado por testes de referência que podem favorecer certos tipos de cálculos. Um sistema incrivelmente rápido em uma tarefa pode ser mais lento em outro. Não há uma referência única e universalmente aceita que abranja todas as cargas de trabalho possíveis.
*
sigilo: Os supercomputadores mais avançados são frequentemente desenvolvidos para governos ou instituições de pesquisa e suas especificações não são divulgadas publicamente devido a razões de segurança ou competitivas.
*
Custo: O custo desses sistemas geralmente não é tornado público e, mesmo que fosse, provavelmente variaria com base em personalizações e manutenção contínua.
Para encontrar candidatos para o título, você precisaria consultar a lista Top500 atualizada regularmente. Esta lista classifica os sistemas não distribuídos mais poderosos do mundo, com base em seus resultados de referência em Linpack. Os sistemas nessa lista alcançam regularmente o desempenho do Petaflops. No entanto, mesmo o sistema superior nessa lista não será necessariamente o * mais * caro, pois o custo não é um critério de classificação. Podem existir sistemas mais especializados e personalizados que são mais rápidos ou mais caros para aplicativos de nicho, mas não seriam incluídos no Top500.