A maioria dos cabos de rede são UTP ou par trançado . Categoria ( CAT) ou números de identificação de cabos de rede UTP . Números de categoria superior geralmente se referem às melhores taxas de dados, padrões de produção mais elevados e menor ruído de cabo. A partir de 2010 , a Associação da Indústria de Telecomunicações publicou normas para CAT5 , CAT5e ( reforçada ) , CAT6 e CAT6a ( aumentada ) cabos UTP . Dados Avaliação
Expressões de velocidade de dados UTP estão em megabits por segundo , ou Mbps. Categoria 5 cabo UTP está classificado para velocidades de até 100 Mbps e categoria 5e até 1000 Mbps (ou um gigabit ) de dados. Categoria 6 é compatível com as taxas de dados mais lentas, e avaliado para velocidades de até 1000 Mbps. Prestadores de serviços de Internet usam categoria 6a , que tem uma velocidade de até 10 gigabits ( ou 10.000 Mbps ) .
Construção
Categoria 5 UTP tem quatro pares de torcida fio . O efeito de torção de cada par de fios permite que um fio para cancelar qualquer interferência no segundo fio . Categoria 5e tem a mesma construção básica como CAT5 , mas com padrões mais elevados na fabricação e instalação. Categoria 6 UTP contém um separador físico entre os quatro pares trançados para reduzir a interferência eletromagnética e reduzir o ruído de dados. Categoria 6a tem a mesma construção básica, CAT6 , mas com padrões mais elevados na fabricação e instalação.
Considerações
Considere os requisitos de velocidade de dados de sua rede. Sistemas cat6a irá fornecer uma velocidade de até 10 gigabytes , mas a um custo de 30 por cento mais do que um sistema de CAT5 comparável . Geralmente, o cabeamento CAT5e é suficiente se os dispositivos de rede (switches, backbone ) apenas suportam velocidades de dados de 1000 Mbps.