O dispositivo de rede mais fácil de reconfigurar é geralmente um switch
gerenciado .
Embora os roteadores exijam uma configuração mais complexa devido a protocolos de roteamento e esquemas de abordagem, os interruptores gerenciados geralmente possuem interfaces da Web amigáveis ou interfaces simples da linha de comando (CLIS) para tarefas como configuração de porta (atribuição da VLAN, configurações de velocidade/duplex, POE), criação de VLANs e configuração de recursos de segurança, como recursos de segurança. Eles normalmente envolvem conhecimento menos complexo dos conceitos de rede do que os roteadores.
Os interruptores não gerenciados requerem * não * configuração, no entanto, essa simplicidade significa que eles têm funcionalidade limitada. Eles são "plug-and-play", tornando-os os mais fáceis em termos de configuração inicial, mas você não pode mudar muito além das configurações básicas da porta.
Portanto, a resposta depende da sua definição de "reconfigure". Se você quer dizer facilidade da configuração inicial, um interruptor não gerenciado vence. Se você quer dizer facilidade de alterar as configurações e adicionar recursos mais avançados, um comutador gerenciado (com uma boa interface) é mais fácil que um roteador.