Embora os hubs USB possam expandir o número de portas USB disponíveis em um computador, eles não são adequados para configurar uma conexão de rede. Os hubs USB são projetados para conectar dispositivos como unidades de armazenamento externas, teclados, mouses e outros periféricos que usam o protocolo USB para comunicação.
Para estabelecer uma conexão de rede entre dispositivos, é necessário um adaptador de rede ou roteador. Adaptadores de rede, também conhecidos como placas Ethernet ou NICs (placas de interface de rede), conectam-se a uma rede por meio de uma conexão com ou sem fio. Eles fornecem o hardware e software necessários para permitir a transmissão e recepção de dados em uma rede.
Já os roteadores são dispositivos que conectam múltiplas redes e gerenciam o fluxo de dados entre elas. Eles permitem que vários dispositivos em uma rede se comuniquem entre si e forneçam conectividade com a Internet aos dispositivos conectados à rede.
Em termos simples, os hubs USB são usados para expandir as opções de conectividade USB em um computador, enquanto os adaptadores de rede e roteadores são essenciais para estabelecer conexões de rede e facilitar a transmissão de dados entre dispositivos em uma rede.