As funções de um mouse de computador dependem do tipo de mouse (por exemplo, mecânico, óptico, laser) e de seu software associado, mas geralmente se enquadram nessas categorias:
Funções primárias: *
Controle do cursor: Esta é a função mais fundamental. Mover o mouse move um cursor (ponteiro) na tela, permitindo que você interaja com elementos na tela.
*
Seleção: Clicando (pressionando e liberando um botão) Seleciona itens, texto ou ícones. Isso permite que você interaja com o elemento selecionado - abrindo um arquivo, editando texto etc.
* Navegação: Clicar e arrastar move objetos ou rola através de documentos ou páginas da web.
funções secundárias (geralmente utilizando vários botões e/ou rolagem): *
menus contextuais: Clique com o botão direito do mouse (ou outro botão atribuído) exibe normalmente um menu contextual mostrando as opções relevantes para o item ou local selecionado na tela.
*
rolagem: Uma roda de rolagem (ou mecanismo semelhante) permite que você se mova facilmente através de documentos, páginas da Web ou outro conteúdo rolável.
*
zoom: Alguns ratos têm botões ou gestos para aumentar e diminuir o zoom em imagens ou documentos.
*
Ações específicas do aplicativo: Certos ratos possuem botões programáveis que podem ser atribuídos a atalhos ou comandos específicos dentro de aplicativos individuais. Isso é particularmente útil para simplificar os fluxos de trabalho em software ou jogos criativos.
* Reconhecimento de gestos: Os ratos avançados podem interpretar os movimentos das mãos sobre a superfície para fornecer funcionalidades extras, como deslizar para alterar as páginas ou o zoom.
Em essência, o mouse atua como um dispositivo de interface primário, permitindo interação precisa com interfaces gráficas de usuário (GUIs). As funções específicas se estendem além do básico, dependendo das capacidades do mouse e do software usado.