O termo "QWERTY" é derivado das primeiras seis letras da linha superior de teclas do teclado de máquina de escrever padrão em inglês. Esta sequência de letras foi escolhida por Christopher Sholes, o inventor da máquina de escrever, em 1873.
O design original de Sholes tinha como objetivo desacelerar os digitadores e evitar que as teclas emperrassem. As teclas usadas com mais frequência não são colocadas próximas umas das outras, exigindo que os digitadores movam os dedos com mais frequência. Esse design ajudou a reduzir o número de erros cometidos pelos digitadores.
Com o tempo, o teclado QWERTY tornou-se o padrão para máquinas de escrever e computadores devido à sua ampla adoção e familiaridade. Apesar das suas limitações, manteve-se popular devido ao grande investimento de tempo e recursos que seriam necessários para mudar para um novo layout de teclado.
Layouts de teclado alternativos, como o teclado simplificado Dvorak, foram desenvolvidos para resolver algumas das ineficiências do layout QWERTY. No entanto, estes layouts alternativos não ganharam ampla adoção devido ao domínio do padrão QWERTY.