1. Fontes alimentares: Os ratos são atraídos por fontes de alimento, como ração para animais de estimação, comida derramada e lixo. Certifique-se de manter os alimentos lacrados e armazenados adequadamente e retire o lixo regularmente.
2. Fontes de água: Os ratos também precisam de água para sobreviver. Verifique se há vazamentos ou torneiras pingando e certifique-se de limpar qualquer derramamento.
3. Abrigo: Os ratos gostam de fazer ninhos em locais escuros e protegidos, como embaixo de móveis, armários e sótãos. Sele quaisquer buracos ou rachaduras nas paredes e fundações e certifique-se de manter seu quintal livre de bagunça.
4. Pontos de acesso: Os ratos podem entrar em sua casa através de vários pontos de acesso, como buracos na fundação, frestas sob portas e janelas abertas. Sele quaisquer buracos ou lacunas e certifique-se de manter as portas e janelas fechadas quando não estiver em casa.
5. Falta de predadores: Os ratos têm medo de predadores, como cães e gatos. Se você não tem um animal de estimação, considere comprar um para ajudar a deter os ratos.
6. Proximidade com outros ratos: Os ratos são animais sociais e vivem em colônias. Se houver ratos em sua vizinhança, há uma chance de que eles se mudem para sua casa se encontrarem comida, água e abrigo.
7. Clima: Os ratos são mais ativos em climas quentes, por isso é mais provável que invadam sua casa durante o verão.
8. Construção: Se você estiver fazendo algum trabalho de construção em sua casa, isso poderá perturbar os ratos e fazer com que eles se mudem para sua casa.