baterias de íon de lítio foram desenvolvidos na década de 1970 e tornou-se disponível comercialmente no final da década de 1990 e rapidamente se tornou onipresente em muitos dispositivos eletrônicos móveis. Sua popularidade cresceu devido ao seu menor tamanho eo fato de que eles não tinham nenhum efeito de memória, ao contrário de outras baterias recarregáveis do tempo , principalmente hidretos metálicos de níquel. Baterias de polímero de lítio , embora não tendo a mesma capacidade que os íons de lítio , foram desenvolvidos na década de 1990 e são ainda menores em tamanho do que as baterias de iões de lítio.
Muitos computadores portáteis usar polímero de lítio ou baterias de iões de lítio .
baterias de íon de lítio Ion Química
lítio usam um ânodo de carbono , um catodo de óxido de lítio- cobalto e um gel eletrolítico. Quando a carga , os iões de lítio se mover a partir do cátodo para o ânodo . Quando descarregar , eles se movem na direção oposta .
Lithium Polymer Chemistry
baterias de polímero de lítio têm a mesma química básica como as baterias de iões de lítio. No entanto , as células de polímero de usar um separador poroso que , quando exposto ao electrólito , se transforma num gel . Uma vez que o gel não é inflamável , as baterias de lítio polímero ter uma arquitectura diferente , com o ânodo e cátodo desenvolvido como um prato e empilhadas em cima umas das outras . Baterias de polímero de lítio não precisa de um metal desembolsar a maneira que as baterias de íon de lítio fazer. Na verdade, o shell de baterias de polímero de lítio é muitas vezes de plástico.
Perigos
baterias de íon de lítio que tem problemas , principalmente devido ao seu potencial de superaquecimento. Devido a isso, as baterias de iões de lítio têm um circuito de proteção ativa - essencialmente um computador de bordo - que impede o sobreaquecimento da mesma e, potencialmente, explodindo em chamas. Baterias de polímero de lítio não precisa do circuito de proteção ativa , razão pela qual é possível fabricante -los em tamanhos tão pequenos quanto um cartão de crédito .
Degradação
de iões de lítio baterias começam a degradar a partir do momento em que são feitas e , de fato, deixará de funcionar depois de dois a três anos , mesmo se eles não são usados.
Usa
As baterias de íon de lítio tem uma capacidade energética maior do que as baterias de polímero de lítio , assim, em dispositivos que têm maiores necessidades atuais , são preferidas as baterias de iões de lítio. Em aplicações onde o tamanho é fundamental, de polímero de lítio é a escolha . As baterias de íon de lítio são também mais barato de fabricar do que as baterias de polímero de lítio , de modo que quando o custo é um fator, de íons de lítio é a escolha .