A linha entre netbooks e laptops obscureceu significativamente ao longo do tempo, pois os recursos do netbook foram incorporados a muitos laptops menores. No entanto, historicamente, as principais diferenças incluíram:
*
Tamanho e peso: Os netbooks eram significativamente menores e mais leves que os laptops. Pense neles como ultra-portátil, geralmente com telas em torno de 10 a 11 polegadas. Os laptops tinham telas maiores (normalmente 13 polegadas ou mais) e eram correspondentemente maiores e mais pesadas.
*
Poder de processamento: Os netbooks usaram processadores menos poderosos (normalmente os processadores Atom da Intel) projetados para baixo consumo de energia e maior duração da bateria, resultando em um desempenho mais lento. Os laptops usaram processadores mais poderosos (série Core I, AMD Ryzen) capazes de lidar com tarefas mais exigentes.
*
armazenamento: Os netbooks geralmente tinham discos rígidos menores ou unidades de estado sólido (SSDs) em comparação com laptops. Isso limitou sua capacidade de armazenamento.
*
Recursos: Os netbooks geralmente não possuíam unidades ópticas (ROMs de CD/DVD) e geralmente tinham menos portas (USB, etc.). Os laptops normalmente incluíam esses recursos.
*
Preço: Os netbooks eram geralmente mais baratos que os laptops por causa de seus componentes menos poderosos.
* Sistema operacional
: Embora os laptops possam executar uma variedade de sistemas operacionais, os netbooks geralmente vieram pré-instalados com sistemas operacionais mais leves, como versões iniciais do Windows, Chrome OS ou Distribuições Linux, otimizadas para seus recursos limitados.
em suma: Netbooks priorizaram a portabilidade e acessibilidade acima do poder e dos recursos do processamento. Laptops ultra-portáveis modernos agora geralmente oferecem a portabilidade de um netbook com o desempenho de um laptop tradicional, tornando a distinção menos relevante do que era antes. O termo "netbook" raramente é usado hoje.