? A diferença entre gravadores de DVD e gravadores de CD é a forma como eles escrevem de dados e os tipos de dados que eles escrevem . Ambos são considerados os sistemas de armazenamento de dados , pois eles levar os dados de um computador e gravá-lo em um disco utilizando um laser. DVD e gravadores de CD usam métodos diferentes para transferir esses dados, dependendo do tipo de dados que eles estão escrevendo. Gravadores de CD são formatados para gravar arquivos de áudio e de texto enquanto gravadores de DVD são formatados para gravar arquivos de áudio e vídeo . Técnica
Ambos DVD e gravadores de CD gravar arquivos em um disco óptico usando lasers. O laser cria marcas no disco por aquecimento da camada de permissão de escrita do disco . As marcas são uma série de solavancos e vales que o laser de leitura pode, então, interpretar. Num disco só de leitura (ROM ) , o laser cria marcas permanentes sobre uma camada de corante foto-sensível , enquanto em discos regraváveis , o laser cria marcação numa camada de liga , o qual pode ser fundido e ter dados de escrita em que um número de vezes .
O laser utilizado por um gravador de DVD tem um comprimento de onda mais curto do que um gravador de CD , o que permite a gravação de dados a uma velocidade significativamente mais rápida . O comprimento de onda para a maioria dos gravadores de CD é de 780 nm eo comprimento de onda para gravadores de DVD é de 650 nm.
Formatação CD
gravadores de CD gravar informações em formato digital. O computador converte ficheiros de áudio analógico para um formato digital , antes de enviar os dados para o queimador . Os arquivos são gravados no disco e depois reconvertido de volta para arquivos analógicos para reprodução. Os dados , tais como documentos, que são escritos para CDs já estão em formato digital quando eles são criados e são enviados diretamente para o gravador de CD , sem qualquer tipo de conversão.
DVD Formatação < br queimadores >
DVD gravar informações de áudio em formato digital , bem como um gravador de CD, mas também pode gravar arquivos de vídeo em qualquer MPEG ou PAL. MPEG é um formato genérico usado pelas estações de televisão digital e PAL , linha alternada de fase , é um código de arquivo analógico usado pela televisão broadcast. O gravador de DVD grava os arquivos de MPEG em um formato digital que resulta em um vídeo criado por pixels. Os arquivos PAL resultar em uma imagem de vídeo que é composta de alternância de linhas de código de cores .
Tipos CD
CDs de áudio são formatados para armazenar arquivos de áudio e vêm em uma variedade de tamanhos diferentes de armazenamento . Os arquivos são gravados no disco em formato digital que está contido em quadros , cada quadro é composto de 66 bytes de dados . Os quadros são organizados em faixas . CDs normalmente contêm 99 faixas oficiais , embora alguns contêm mais , que são referidos como faixas escondidas.
CDs de dados pode conter áudio, vídeo e arquivos de documentos e substituíram o disquete como o sistema de armazenamento de dados mais populares.
CDs de vídeo são formatados para segurar vídeos e filmes , mas é aí que a semelhança com um DVD termina. Devido à forma como os arquivos de vídeo são gravados no disco, a qualidade de imagem e som são muito mais pobres do que a qualidade encontrada em um DVD.
Tipos DVD
de vídeo DVD Os discos são utilizados para gravar filmes ou vídeo. O disco é capaz de suportar ambos os arquivos MPEG e arquivos de áudio digital. Discos de vídeo pode consistir em uma ou duas camadas , discos de camada única contêm arquivos de vídeo que são incorporados com arquivos de áudio enquanto que os discos duplos possuem uma camada para arquivos de vídeo e outro para áudio, que são queimados , simultaneamente
áudio DVD. os discos são similares aos discos de áudio CD , mas por causa da maneira que os dados são gravados no disco, os discos de áudio DVD pode armazenar mais ficheiros áudio em uma qualidade superior. Os dados de áudio é gravado no DVD de forma semelhante ao de um CD de áudio, mas o laser vermelho do DVD queima mais rápido que o laser ultravioleta de um CD criando, assim, um maior número de arquivos compactos.