A maneira como a entrada e a saída são indicadas em um diagrama depende muito do tipo de diagrama. Não existe um único padrão universal. No entanto, aqui estão algumas convenções comuns:
Convenções gerais: *
setas: As setas são quase universalmente usadas para mostrar a direção do fluxo. Uma seta apontando * para * um processo ou componente representa entrada; Uma seta apontando * out * representa a saída.
*
Rótulos: As setas ou o próprio processo/componente devem ser claramente rotuladas com o que a entrada e a saída representam (por exemplo, "dados em" "dados processados", "resultado"). As unidades também podem ser especificadas (por exemplo, "tensão (v)", "temperatura (° C)").
*
forma/símbolos: A forma específica usada para representar a entrada ou saída pode variar dependendo do tipo de diagrama. Por exemplo:
*
fluxogramas: A entrada/saída pode ser representada por paralelogramas ou símbolos específicos para tipos de E/S específicos (por exemplo, um monitor para saída de exibição, um teclado para entrada).
*
Diagramas de fluxo de dados (DFDS): Eles geralmente usam setas marcadas para representar fluxos de dados, com círculos representando processos transformando os dados de entrada em dados de saída.
* Diagramas de bloco
: As caixas retangulares representam processos, com setas indicando o fluxo de entradas e saídas.
Exemplos por diagrama Tipo: *
fluxograma: Um paralelogramo pode representar operações de entrada/saída. Uma seta marcada com "entrada do usuário" apontando para o paralelogramo mostra a entrada, enquanto um seta rotulada como "Relatório gerou" apontando para fora mostra a saída.
*
Diagrama de fluxo de dados (DFD): As setas rotuladas com nomes de dados são usadas para mostrar o fluxo de dados. Uma seta rotulada como "pedido do cliente" que entra em uma caixa de processo é a entrada, enquanto uma seta rotulada como "fatura" que sai é de saída.
* Diagrama de blocos
: Retângulos representam blocos funcionais. Setas rotuladas com sinais ou fluxos de dados indicam entrada e saída.
* Diagramas de uml (por exemplo, diagramas de atividade, diagramas de sequência): Notações específicas como nós de atividade (retângulos arredondados) e setas de mensagem mostram o fluxo de informações como entrada e saída.
* Diagramas de circuito
: Os sinais de entrada podem ser mostrados como setas que entram em um componente de circuito e sinais de saída como setas saindo.
Em resumo, embora as setas sejam o elemento mais consistente, a representação visual precisa da entrada e saída depende muito do tipo de diagrama específico e de suas convenções associadas. Sempre verifique a lenda do diagrama ou a documentação que o acompanha para obter esclarecimentos, se não for imediatamente óbvio.