Dispositivos de entrada comuns:
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teclado: Usado para digitar texto, números e símbolos.
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mouse: Usado para apontar, clicar e arrastar itens na tela.
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tela de toque: Permite que os usuários interajam diretamente com a tela usando os dedos ou uma caneta.
* Microfone
: Captura a entrada de áudio para comandos de voz, gravação e chamadas de vídeo.
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webcam: Captura vídeos e imagens para videoconferência, streaming e outros propósitos.
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Scanner: Digitaliza imagens ou documentos para armazenamento e processamento.
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gamepad: Fornece informações para jogar videogames, normalmente com botões, joysticks e gatilhos.
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joystick: Usado para controlar o movimento em jogos ou outros aplicativos.
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Stylus: Um dispositivo semelhante a uma caneta para escrever ou desenhar telas sensíveis ao toque.
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Scanner de código de barras: Lê códigos de barras para identificar produtos ou rastrear o inventário.
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leitor rfid: Lê tags de identificação de radiofrequência para rastrear itens.
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scanners biométricos: Capture impressões digitais, padrões de íris ou recursos faciais para autenticação.
Dispositivos de saída comuns:
* Monitor
: Exibe a saída visual, normalmente na forma de texto, imagens e vídeos.
* impressora
: Produz cópias impressas de documentos e imagens.
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alto -falantes: Produza saída de áudio para efeitos sonoros, música e comunicação por voz.
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fones de ouvido: Forneça saída de áudio privado para ouvir música, assistir a vídeos ou fazer chamadas.
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projetor: Exibe imagens ou vídeos em uma tela maior, normalmente para apresentações ou entretenimento.
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plotter: Produz desenhos ou diagramas de alta qualidade no papel.
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Display Braille: Saça o texto em Braille para pessoas cegas ou com deficiência visual.
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Dispositivos de feedback hápticos: Forneça sensações físicas aos usuários, como vibrações ou pressão, como feedback.
Nota:
Alguns dispositivos podem atuar como dispositivos de entrada e saída. Por exemplo, uma tela sensível ao toque pode ser usada para entrada (tocando na tela) e saída (exibindo informações).