Aqui estão alguns exemplos de dispositivos de entrada, categorizados para uma melhor compreensão:
Teclado e equivalentes de mouse: *
Tela de toque: Usado em smartphones, tablets e alguns laptops.
*
Stylus: Usado para entrada precisa nas telas sensíveis ao toque, geralmente para desenhar ou caligrafia.
*
trackpad: Encontrado nos laptops, fornece funcionalidade do mouse com gestos de dedos.
*
joystick: Usado principalmente para jogos, oferece controle preciso em várias direções.
*
gamepad: Usado para jogos, geralmente com botões, joysticks e gatilhos.
*
Trackball: Um dispositivo estacionário com uma bola para o controle do cursor (geralmente usado em configurações ergonômicas).
*
Pointing Stick: Um pequeno dispositivo semelhante ao NUB incorporado em alguns teclados de laptop para controle do cursor.
Dispositivos de entrada especializados: *
Scanner: Converte documentos físicos ou imagens em formatos digitais.
* Microfone
: Captura a entrada de áudio para gravação de voz, ditado ou videoconferência.
*
webcam: Captura a entrada de vídeo para chamadas de vídeo, streaming ou gravação.
*
Câmera digital: Captura imagens ou vídeos estáticos para vários propósitos.
*
Scanner de código de barras: Lê códigos de barras para acessar informações do produto ou rastrear o inventário.
*
leitor rfid: Lê tags de identificação de radiofrequência, usadas para rastreamento e inventário.
*
Scanner biométrico: Digitaliza impressões digitais, íris ou rostos quanto à segurança e identificação.
*
Sensor de movimento: Detecta o movimento, geralmente usado em sistemas de segurança ou jogos.
*
tablet sensível à pressão: Permite desenhar e pintar digitalmente com uma caneta.
* Teclado MIDI: Um teclado musical que se conecta a um computador para criação e performance musical.
*
Tablet de desenho: Um bloco digital usado para desenhar e pintar, geralmente usado com uma caneta.
Outros dispositivos de entrada: *
Software de reconhecimento de voz: Converte palavras faladas em texto ou comandos.
*
Controle remoto: Usado para controlar televisões, caixas decorrentes ou outros dispositivos.
*
Controlador de jogo: Usado para jogos, geralmente com botões, joysticks e gatilhos.
*
caneta digital: Permite a entrada de manuscrito em dispositivos digitais, geralmente usados para anotações e assinatura de documentos.
*
caneta leve: Um dispositivo que detecta a posição de um feixe de luz em uma tela, usado em alguns sistemas gráficos mais antigos.
Esta lista não é exaustiva, pois novos dispositivos de entrada estão sendo desenvolvidos constantemente. O melhor dispositivo de entrada depende do aplicativo e das necessidades específicas do usuário.