Os processos de entrada e saída (E/S) envolvem a transferência de dados entre um dispositivo e a memória ou armazenamento do computador. Alguns exemplos comuns de processos de entrada e saída incluem:
1.
Teclado e Mouse: Quando você digita no teclado ou move o mouse, os dispositivos de entrada enviam sinais ao computador, que os interpreta como caracteres ou movimentos do mouse e exibe a saída correspondente na tela.
2.
Scanner: Um scanner captura imagens ou documentos e os converte em arquivos digitais que podem ser armazenados no computador. Este é um processo de entrada.
3.
Impressora: Uma impressora recebe arquivos digitais do computador e os imprime em papel. Este é um processo de saída.
4.
Webcam: Uma webcam captura vídeo e o envia para o computador, geralmente para uso em videoconferência, streaming ou gravação.
5.
Microfone: Um microfone converte ondas sonoras em sinais elétricos, que podem então ser processados e armazenados no computador como arquivos de áudio.
6.
Palestrantes: Os alto-falantes recebem sinais de áudio do computador e os convertem em ondas sonoras, permitindo ouvir a saída de áudio.
7.
Conexão de rede: Quando você se conecta à Internet, seu computador troca dados com outros computadores ou servidores na rede. Isso envolve entrada (recebimento de dados) e saída (envio de dados).
8.
Tela sensível ao toque: As telas sensíveis ao toque permitem que você interaja com o computador tocando na tela. A entrada por toque é convertida em comandos ou ações pelo computador.
9.
Leitor de código de barras: Os leitores de código de barras capturam os padrões do código de barras e os decodificam para extrair informações, que são então inseridas no sistema do computador.
10.
Leitor de tarja magnética: Leitores de tarja magnética, comumente encontrados em cartões de crédito/débito, capturam os dados magnéticos e os convertem em informações digitais que podem ser processadas pelo computador.