Aqui estão alguns exemplos de dispositivos de entrada para computadores:
1.
Teclado :um teclado é o principal dispositivo de entrada para inserir texto, números e símbolos pressionando teclas individuais.
2.
Rato :um mouse permite que os usuários interajam com a interface gráfica do usuário (GUI) movendo um cursor na tela e clicando em botões.
3.
Touchpad :um touchpad é uma superfície sensível à pressão em laptops e alguns computadores desktop que serve como substituto do mouse, normalmente usado para deslizar e tocar com os dedos.
4.
Trackball :um trackball é um dispositivo de entrada que usa uma bola montada em sua base, que os usuários podem girar para mover o cursor na tela.
5.
Joystick :Joysticks são dispositivos de entrada comumente usados em jogos e simuladores de vôo, permitindo que os usuários controlem ações na tela movendo uma alavanca ou manípulo.
6.
Scanner :Os scanners convertem documentos físicos, imagens e objetos em formatos digitais que os computadores podem processar.
7.
Leitor de código de barras :Os leitores de código de barras capturam e leem as informações codificadas em códigos de barras, frequentemente usados em sistemas de gerenciamento de varejo e estoque.
8.
Microfone :Os microfones convertem o som em sinais elétricos que podem ser processados por computadores, possibilitando a gravação de áudio e comandos de voz.
9.
Webcam :as webcams capturam e transmitem vídeos e imagens ao vivo dos computadores dos usuários, comumente usados para chamadas de vídeo e streaming.
10.
Tablet Gráfico :tablets gráficos são dispositivos de entrada usados para desenho digital e edição de imagens, permitindo que os artistas usem uma caneta para criar linhas e traços precisos.
11.
Controle de jogo :Gamepads são controladores portáteis com botões e joysticks projetados especificamente para jogar videogames em diversas plataformas.
12.
Scanner 3D :Os scanners 3D capturam dados tridimensionais de objetos físicos e criam modelos digitais, frequentemente usados em design, fabricação e digitalização de objetos do mundo real.
13.
Caneta luminosa :Uma caneta óptica é um dispositivo de entrada que usa um diodo emissor de luz (LED) para selecionar objetos ou desenhar na tela do computador apontando para o local desejado.
14.
Caneta :as canetas são dispositivos de entrada semelhantes a canetas, projetados para interagir com telas sensíveis ao toque em tablets, smartphones e outros dispositivos habilitados para toque.
15.
Dispositivos de reconhecimento de fala :Dispositivos de reconhecimento de fala, como microfones com tecnologia de cancelamento de ruído, permitem que os usuários controlem computadores e insiram texto falando comandos e ditando palavras.
16.
Dispositivos Biométricos :Os dispositivos biométricos utilizam características físicas ou biológicas únicas, como impressões digitais, leitura da íris ou reconhecimento de voz, para autenticar utilizadores e fornecer acesso seguro aos sistemas.