Os processadores de entrada e saída (E/S), também chamados de controladores de E/S ou dispositivos de E/S, não estão fisicamente localizados em um computador. Eles fazem parte da arquitetura do sistema de computador e cuidam da comunicação entre a unidade central de processamento (CPU) do computador e os dispositivos externos conectados a ela, como teclados, impressoras, unidades de armazenamento e interfaces de rede.
O processador de entrada é responsável por receber os dados dos dispositivos externos e formatá-los para que possam ser processados pela CPU. O processador de saída, por outro lado, formata os dados produzidos pela CPU em um formato que possa ser compreendido e utilizado pelos dispositivos externos.
Os processadores de E/S podem ser implementados de várias maneiras. Em alguns sistemas, eles são integrados como parte da CPU, enquanto em outros são chips ou placas separadas. Independentemente da sua implementação, desempenham um papel crucial na facilitação da comunicação entre os componentes internos do computador e o mundo exterior.