Para criar um pendrive inicializável, você precisará de:
- Um pendrive USB com pelo menos 8 GB de armazenamento
- Um computador com conexão estável à Internet
- Uma cópia do sistema operacional que você deseja instalar (por exemplo, arquivo ISO do Windows 10)
- Uma ferramenta para criar unidades USB inicializáveis (por exemplo, Rufus)
- Você pode seguir estas etapas:
1.
Baixe e instale o Rufus: Acesse o site da Rufus e baixe a versão mais recente da ferramenta. Depois de baixado, execute o instalador e siga as instruções na tela para concluir a instalação.
2.
Formate o pendrive: Conecte o pendrive USB ao seu computador. Abra o Rufus e selecione o pendrive USB na lista suspensa ‘Dispositivo’. Em ‘Sistema de arquivos’, escolha ‘FAT32’ no menu suspenso. Clique no botão ‘Iniciar’ para começar a formatar o pendrive.
3.
Selecione o sistema operacional: Após a conclusão da formatação, clique no botão ‘SELECIONAR’ e navegue até o local onde você baixou o arquivo ISO do sistema operacional. Selecione o arquivo ISO e clique no botão ‘Abrir’.
4.
Crie a unidade USB inicializável: Rufus agora detectará automaticamente o sistema operacional e definirá as configurações necessárias. Certifique-se de que a opção ‘Seleção de inicialização’ esteja definida como ‘Imagem ISO’. Clique no botão ‘Iniciar’ para começar a criar o pendrive inicializável.
5.
Aguarde a conclusão do processo: O processo de criação do pendrive inicializável pode levar vários minutos para ser concluído. Por favor, não desconecte o pendrive nem desligue o computador durante este processo.
6.
Ejete a unidade USB inicializável: Assim que o processo for concluído, ejete com segurança a unidade USB inicializável do seu computador. Agora ele está pronto para ser usado para inicializar e instalar seu sistema operacional.
Lembre-se de que as etapas específicas podem variar um pouco dependendo da versão do Rufus e do sistema operacional que você está instalando. É sempre uma boa ideia consultar a documentação oficial ou guias específicos relacionados ao sistema operacional escolhido para criar mídia inicializável.