ATA significa
Anexo de Tecnologia Avançada. ATA é um padrão de interface para conectar dispositivos de armazenamento, como unidades de disco rígido (HDDs) e unidades de estado sólido (SSDs), a um computador. Foi originalmente desenvolvido pela Western Digital, Compaq e IBM no final da década de 1970 e tem sido amplamente utilizado em computadores pessoais desde então.
As unidades ATA usam uma interface paralela, o que significa que os dados são transferidos um bit por vez por vários fios. Isso pode limitar a velocidade de transferência de dados em comparação com interfaces seriais mais recentes, como SATA, mas as unidades ATA ainda são amplamente utilizadas em computadores mais antigos e em dispositivos econômicos.
Existem diversas versões do padrão ATA, cada uma com suas próprias melhorias e taxas de transferência de dados aumentadas. As versões ATA mais comuns incluem:
*
ATA-1 , também conhecido como IDE (Integrated Drive Electronics), suporta uma taxa máxima de transferência de dados de 16,6 megabits por segundo (Mbps)
*
ATA-2 suporta uma taxa máxima de transferência de dados de 33,3 Mbps
*
ATA-3 , também conhecido como ATA/33, suporta uma taxa máxima de transferência de dados de 33,3 Mbps e introduziu recursos como Bus Master DMA e Ultra DMA
*
ATA-4 , também conhecido como ATA/66, suporta uma taxa máxima de transferência de dados de 66,6 Mbps e introduziu recursos como PIO Mode 4 e Ultra DMA Mode 2
*
ATA-5 , também conhecido como ATA/100, suporta uma taxa máxima de transferência de dados de 100 Mbps e introduziu recursos como Ultra DMA Mode 3
Após o ATA-5, a interface Parallel ATA (PATA) foi gradativamente substituída pela interface Serial ATA (SATA), que oferece taxas de transferência de dados mais rápidas e diversas outras vantagens. As unidades SATA agora são comumente usadas em computadores modernos.