Cotações diretas: Sempre que um escritor usa as palavras exatas ou frases distintivas de outro escritor ou orador, essas palavras ou frases específicas devem ser colocadas entre aspas e citadas em sua fonte original.
Resumos e paráfrases: Quando o trabalho de um escritor usa informações obtidas do trabalho de outro, mas não citadas literalmente, o escritor ainda deve citar adequadamente a fonte dessa informação. Mesmo quando a ideia ou informação é compartilhada pelas próprias palavras do escritor, se vier originalmente de outra fonte, deve ser citada.
Fatos: Poderíamos supor que o conhecimento comum ou a informação factual facilmente confirmada não precisa ser citada. Porém, se o redator não observou ou conduziu a pesquisa que fornece os fatos, deverá dar crédito à fonte de onde os obteve.
Opiniões: Mesmo ao declarar a opinião de outra pessoa, em vez de informações factuais, um escritor deve atribuir essa opinião à sua fonte, a menos que a opinião seja considerada de conhecimento comum. Não é permitido reivindicar a opinião de outra pessoa como sendo sua.