O Sony Reader eo Kindle, da Amazon são dispositivos portáteis para leitura de livros em qualquer lugar (embora eles também suportam os livros de áudio , arquivos de música e de vários formatos de imagem ) . Embora existam muitos desses dispositivos no mercado , a Amazon e Sony são vistos como o mais ativo e competitivo neste sector , pelo menos na América do Norte. E embora os dois produtos oferecem a mesma funcionalidade básica , existem algumas diferenças em suas características. O PRS -300 e PRS- 600
low end da Sony é o PRS -300. Tem um de 5 polegadas " e-ink display" ( medido na diagonal ) e 512MB de memória. No entanto , ele não pode reproduzir arquivos MP3 , não tem memória expansível e ele não tem uma tela de toque . O PRS- 600 é o próximo passo . Ele tem uma tela de 6 polegadas , memória expansível e suporte de áudio . Como o PRS- 300 , vem em três cores.
Da Sony PRS -2121 próximo passo
da Sony é o PRS -2121 , destinado a competir com o Kindle, da Amazon DX . Ao contrário dos outros modelos da Sony , o 2121 tem acesso 3G sem fio através de AT & T. Com os leitores mais velhos , o seu tinha que prender fisicamente o aparelho a um computador para acessar livraria da Sony e transferir arquivos . O 2121 pode baixar livros sem fio. Ao contrário do Kindle , no entanto, ele não tem um Web browser. Mas ao contrário do Kindle , todos os leitores da Sony tem suporte para o cada vez mais popular formato " ePub " .
Da Amazon Kindle 2 e Kindle DX
Embora a versão original do Kindle tinha slots externos para cartões de memória , o Kindle 2 e Kindle DX não - mas eles oferecem vários gigabytes de armazenamento. O acesso sem fio é fornecido através de Sprint, e você pode acessar diretamente Wikipedia através desta conexão . O DX também tem a maior exposição - 9,7 polegadas , em comparação com a exibição do PRS -2121 de 7 polegadas . Ambas as unidades têm vida útil da bateria semelhante , e ambos rodam em Linux . Nenhum desses produtos suportam Wi -Fi gratuito.
Digital Rights Management
A divergência principal é com formatos proprietários . Somente o Kindle pode acessar Kindle livraria da Amazon e ler seu formato de arquivo AZW . Esta livraria contém a esmagadora maioria do estoque de varejo de livros do Kindle , com mais de 300.000 títulos . Neste esquema , os arquivos AZW são protegidos por Digital Rights Management (DRM). Porque DRM impede que um usuário fazer uma cópia de um arquivo ou jogar em um dispositivo não autorizado , esses livros são tecnicamente licenciado em vez de comprado.
Animal da Fazenda
Um cliente na verdade não " possuir" o livro, e ele pode ser tirado do meio deles , como no caso de " animal Farm " , de George Orwell e " 1984". Sua editora impressão versão -determinado que a Amazon não tem os direitos para distribuir as versões digitais e pediu que a Amazon remover as versões digitais dos Kindles de clientes que tinham comprado o livro. Embora a Sony tem o seu exclusivo livraria digital de DRM'ed assim , ele ainda não tenha ido para os comprimentos de exclusão de produtos no dispositivo do cliente.
Um novo formato de arquivo chamado ePub foi surgindo que não tem DRM como o formato de arquivo AZW . Portanto , os livros no formato ePub podem ser negociados e revendido como um livro físico. O texto é exibido em XML (semelhante a um layout de texto do site) , e é comprimida em um arquivo ZIP padrão.