Três diferenças principais entre um computador de mesa e um PC ultra-mobil (UMPC, geralmente considerado um precursor de tablets modernos ou laptops pequenos):
1.
Portabilidade: Os desktops são estacionários; Eles foram projetados para serem usados em um único local e não são facilmente transportados. Os UMPCs, por outro lado, foram projetados para portabilidade e poderiam ser facilmente transportados. Eles eram menores e mais leves do que os laptops ultraportáveis de hoje.
2.
Poder de processamento e expansão: Os desktops geralmente têm um poder de processamento significativamente mais e oferecem opções de expansão muito maiores (mais slots de RAM, várias baías de armazenamento etc.). Os UMPCs, devido às suas restrições de tamanho, tinham poder de processamento muito mais limitado e muito pouco, se houver, expandibilidade.
3. Métodos de entrada
: Os desktops normalmente dependem de um teclado e mouse para obter entrada. Embora os UMPCs tenham tido um teclado pequeno, eles costumavam confiar mais em uma caneta para entrada, imitando a funcionalidade de um tablet. Alguns tinham telas sensíveis ao toque, diferenciando -as dos métodos tradicionais de entrada de desktop.