No mundo da Intel CPUs ( Central Processing Units ), o Pentium tem a história mais longa de todas. Tem sido em torno de várias encarnações desde 1993. Enquanto o Pentium 4 é oficialmente o fim da linha , você ainda pode encontrá-lo em alguns computadores desktop e laptop de baixo custo, um testamento para a sua longevidade e versatilidade. Nos últimos anos , no entanto , a Intel introduziu a tecnologia Core, que levanta a aposta em vários departamentos . Existem algumas das maneiras em que estes dois tipos de CPUs diferentes . Algumas semelhanças
A divisão entre os dois não é clara à primeira vista. Embora o núcleo é anunciado como um processador de 64 -bit multi-core , a Intel também oferece Pentiums com ambas as características. No entanto, o núcleo rompe drasticamente em termos de eficiência e força bruta .
Seus Core são amplamente considerados por sua capacidade de produzir muito menos calor , em comparação com os Pentiums e os processadores modernos da AMD. Na verdade , é possível operar alguns processadores de núcleo , sem a combinação dissipador de calor e ventilador padrão, que teria sido inédito nos primeiros dias do processador Intel e ainda é inviável hoje.
Calor Produção e Consumo de Energia
The Core CPUs também exigem menos energia. A combinação de menos calor e menos energia faz processadores modernos da Intel ideal para uso móvel, onde a energia da bateria em particular, é uma grande parte da escolha de um laptop. Laptops suficientemente quente em execução foram conhecidos para queimar a pele das pessoas , o que não é bom para a publicidade. O Núcleo , em grande parte resolve esse problema . Em muitos casos , o Core exige metade da potência de um processador Pentium .
Limites da Arquitetura
A arquitetura do Pentium 4 também foi levada ao seu limite . Pense nisso como um motor de automóvel que só pode acelerar e correr tão rápido , até que sua única opção é realmente para mudar para outro motor completamente. O Núcleo tem algumas sugestões a partir da linha Pentium , mas tem sido em grande parte criado a partir do zero para atender o consumo de energia , calor e versatilidade. O Core pode usar menos de 25 watts de eletricidade , enquanto um Pentium 4 comparável pode facilmente usar mais de 100 watts. Isso faz uma grande diferença ao longo do tempo , em termos de uma bateria de laptop ou uma conta de luz.
O front-side bus
The Core tem uma "frente muito mais rápido -side bus " (FSB ), que é a parte da CPU que se comunica com o" northbridge "na sua placa-mãe . O northbridge se comunica com a memória RAM (Random Access Memory , os chips que rapidamente armazenar e recuperar dados temporários ) , sua placa de vídeo , a CPU e um outro componente da placa-mãe chamado " southbridge . "
Quanto mais rápido o FSB , mais rápido o northbridge pode se comunicar com o resto do seu computador, e quanto mais rápido o seu desempenho global. Um Pentium simplesmente não pode manter-se com essas velocidades sem ficar inaceitavelmente quente e eletricidade - fome.
Uma palavra sobre Atualizando
Tenha em mente que se você quiser atualizar a partir de um Pentium com um CPU core, você vai precisar de uma nova placa-mãe, e um tipo diferente de RAM. As placas-mãe núcleo suporta apenas DDR2 RAM. Algumas placas-mãe pode ter ambos, mas estas placas tendem a ser de baixa qualidade , e você não pode usar diferentes tipos de memória RAM ao mesmo tempo .