? Cada computador tem e precisa de uma placa-mãe. A matriz liga com todos os diferentes componentes do computador , e é muitas vezes combinado com o processador e a RAM . A placa-mãe pode ser considerado como o coração do computador , como todos os outros componentes precisam de um sistema para funcionar adequadamente. Por que é uma placa-mãe necessário?
Sem a placa-mãe, cada componente seria incapaz de se comunicar com o outro. Por exemplo, um CPU usa a RAM para executar aplicativos que são armazenados no disco rígido principal , mas , a fim de fazê-lo , cada componente é ligado à placa-mãe , que regula o fluxo de informações. A placa-mãe funciona como um centro de comando que ajuda a direcionar o que cada componente faz e quando pode fazê-lo. Isso garante que o sistema irá funcionar sem problemas.
Peças de Motherboard
A placa-mãe é realmente uma série de entradas para as diferentes partes do computador . A placa-mãe possui um soquete de processador, slots de memória RAM e entradas do disco rígido. Os discos rígidos usar interfaces IDE, SATA ou SCSI. Motherboards tendem a ter IDE e SATA, slots de que também pode ser usado para conectar unidades de disco , mas SCSI muitas vezes necessitam de uma placa controladora separada que está conectada nos slots PCI.
Slots PCI da placa-mãe são realmente a slots opcionais . Eles estão onde diferentes placas pode ser conectado em que nem sempre são necessárias para um sistema para ser executado. As cartas mais comuns ligados aqui são de vídeo ou placas de áudio , embora muitas placas-mãe têm actualmente vídeo " onboard " e áudio , ou seja, cartões separados não são necessários.
Além disso, a placa-mãe tem slots para poder e conexões para o caso . Os fios de casos são o que permite que um computador para ser ativado quando o botão de energia é pressionado , entre outras funções, tais como capacidades de lado USB frontais .
Motherboard Compatibilidade
por causa da placa-mãe funciona como o principal centro do sistema , cada componente deve ser compatível para que ele funcione corretamente . CPUs têm tipos de soquete específicas que combinam com uma placa-mãe . Se um tipo de soquete compatível é usado, a CPU não vai mesmo caber em cima da prancha . CPUs também têm velocidades de barramento frontal de que precisa para trabalhar com a placa-mãe . O barramento frontal é a velocidade com que a CPU pode acessar a memória RAM. Tendo diferentes velocidades de barramento frontal pode causar a CPU , quer ser superado ou não funcionar em toda a sua eficiência. A placa-mãe também usa determinados tipos de memória RAM , portanto, usando os incompatíveis pode causar um sistema que não funciona em todos.
Motherboards e modernização
e velocidade de desempenho são a principal problemas ao atualizar um computador . Ao atualizar , mudando o RAM ou CPU pode acelerar o computador. No entanto , a nova RAM e CPU deve ser compatível com a placa-mãe atual. Se não forem , então a placa-mãe também deve ser mudado para fora . Além disso, se uma placa de vídeo está sendo alterado para fora, o slot PCI deve coincidir com a placa de vídeo para garantir o melhor desempenho , ea placa-mãe deve ter suficientes slots abertos para lidar com o cartão se for de grandes dimensões. Muitas placas de vídeo utilizam atualmente o slot PCI- X na placa-mãe , embora nem todas as placa-mãe tem um slot PCI- X . Uma placa de vídeo PCI- X pode ser colocado em um slot PCI- X normais , mas a taxa de transferência entre a placa de vídeo e placa-mãe será mais lenta.
Considerações
Motherboards vêm em tamanhos diferentes , por isso certifique- se de que a placa-mãe se encaixa no caso em que ele será colocado . A maioria das placas-mãe vem em um dos quatro tamanhos. Em ordem decrescente , são ATX , micro- ATX , ATX e flex- mini- ITX . O tamanho eo tipo de placa-mãe que é o melhor realmente depende do que o destino final do computador é e que tipo de componentes vão ser usados. Placas menores não irá executar, bem como placas maiores para situações de jogo , porque pode não haver espaço suficiente para todos os componentes , bem como a capacidade de manter todos os componentes esfriar.
Placas menores são mais propensos a tem vídeo onboard , por isso cabe ao usuário determinar se isso vai lidar com o tipo de trabalho que o sistema vai fazer. A maioria dos aplicativos de produção de jogos e vídeo exigem uma placa de vídeo separada .