IBM lançou seu primeiro computador pessoal - o IBM PC - em 1981, depois de décadas de liderança na indústria de computadores mainframe. Na época, a IBM ficado muito atrás da Apple e do seu enorme sucesso Apple II no mercado de computadores pessoais . Dentro de alguns anos , no entanto - em parte graças a alguns indesejada "ajuda" de outros fabricantes de computadores - a plataforma IBM se tornaria dominante para clientes domésticos e empresariais . Engenharia reversa
O IBM PC foi construído a partir de peças off-the -shelf que qualquer um poderia comprar, o que permitiu que a IBM para economizar em custos de pesquisa e desenvolvimento e trazer um produto para o mercado rapidamente para competir com empresas como como a Apple . O firmware que controla o hardware do computador , no entanto - a Input /Output System BIOS (Basic ) - foi escrito por IBM e protegidos através de direitos autorais. Através de engenharia reversa , outros fabricantes de computadores foram capazes de criar legalmente o seu próprio firmware BIOS que fosse compatível com as máquinas IBM. A expressão " compatível com IBM " se referia a uma máquina de " clone " feito por outra empresa que tinha a capacidade de executar o software escrito para o IBM PC. Clones , eventualmente, tornou-se mais popular do que o computador da IBM , dando origem a empresas como Compaq e Dell.
A IBM PCjr
Em 1984 , a IBM lançou o PCjr , comercialização como uma versão do IBM PC para usuários domésticos e clientes em campos educacionais. O PCjr teve a capacidade de exibir gráficos de 16 cores e jogar até três tons musicais simultaneamente , em comparação com os gráficos de quatro cores e sinais sonoros de alto-falante interno do IBM PC original . Ele também tinha slots para cartuchos de jogos. IBM encomendou uma empresa de software - Sierra On -Line - para criar um jogo que mostrou as habilidades do PCjr . O jogo foi " Rei Quest, " e foi sucesso suficiente para ter sete seqüências. O PCjr vendeu muito pouco , em grande parte devido a um design de teclado desafiador. Um clone PCjr , no entanto - o Tandy 1000, feita pela Radio Shack - . Foi muito bem sucedida , tornando-se o computador compatível com IBM mais vendido de 1984
MS -DOS < br >
Cada computador precisa de um sistema operacional. IBM contratou os serviços da Microsoft para esta tarefa. A Microsoft vendeu principalmente linguagens de programação , nesse momento, no entanto - os sistemas não operacionais. Microsoft adquiriu um sistema operacional a partir de Seattle Computer Products , mudou a programação e chamou o resultado do MS- DOS. A Microsoft também tomou a decisão sábia de negócios de licenciamento de MS -DOS para a IBM , em vez de vendê-lo sem rodeios. Isso deu à Microsoft o direito de licenciá-lo para outras empresas também. Quando outros fabricantes de computadores começaram a produzir clones do IBM PC, que, naturalmente, queria suas máquinas para executar o mesmo sistema operacional que o computador que emulado , o que fez o MS -DOS o sistema operacional dominante por muitos anos.
Especificações
além do one- voz , som do computador beep e quatro cores de gráficos, o IBM PC original contou com um processador de 4.77 megahertz ( MHz) Intel e um máximo de 64 kilobytes (KB ) de memória de acesso aleatório ( RAM). Em junho de 2011 , os computadores podem produzir som digital com qualidade de CD e exibir milhões de cores simultaneamente. Um computador moderno típico possui um processador com uma velocidade de clock de cerca de 2 gigahertz ( GHz) - o equivalente a 2.000 MHz - e cerca de 2 gigabytes (GB) - o equivalente a 2.097.152 kilobytes (KB) de memória de acesso aleatório (RAM).