processador de um computador , ou CPU, gera calor à medida que processa informações. Se a CPU não está devidamente refrigerado , que pode afetar negativamente o desempenho e estabilidade, ou a CPU pode parar de funcionar completamente . Existem quatro principais maneiras de refrigerar uma CPU : dissipadores de calor , ventiladores , refrigeração a água e refrigeração Peltier . Dissipadores
Um dissipador de calor é um componente feito de cobre , de alumínio ou uma combinação dos dois , que fica directamente em cima da CPU . Ela é presa à placa-mãe usando um chicote de fios de montagem , e um composto térmico /paste é frequentemente colocado entre a CPU eo dissipador de calor para promover a transferência de calor máximo . As transferências do dissipador de calor para longe da CPU através de uma série de "barbatanas ", que dissipam o calor para o ar.
Fãs
Fãs são muitas vezes combinados com dissipadores de calor para mover o calor para longe da CPU . Como o calor atinge as aletas do dissipador de calor , os fãs soprar o calor para fora , as aletas de refrigeração , o que permite mais transferência de calor. Quanto maior for um ventilador é o mais ar será capaz de se mover , mas também o mais alto ele será. Fãs pode ser colocado em cima de dissipadores de calor ou pode ser combinado com o dissipador de calor em uma unidade.
Watercooling
Watercooling utiliza ventiladores e dissipadores de calor , embora eles não estão diretamente em contato com a CPU. Com refrigeração líquida , um bloco do processador é colocado em cima da CPU . A bomba de água bombas de água fria a partir de um reservatório para o bloco do processador . À medida que a água flui através do bloco , o calor é transferido a partir da CPU . A água aquecida é bombeada para um radiador, que é basicamente uma combinação de dissipador de calor /ventilador , que resfria a água de volta para baixo. A água fria é transferido de volta para o reservatório , pronto para ser usado novamente.
Watercooling é mais eficaz do que usar dissipadores de calor e ventiladores porque as transferências de água aquecer melhor. No entanto , este método de resfriamento é actualmente ainda muito mais caro do que o uso de ventiladores e dissipadores de calor .
Peltier de refrigeração
Este método de resfriamento não é tão amplamente utilizado como dissipadores de calor , ventoinhas ou até mesmo de resfriamento de água . A razão para isto é porque o arrefecimento Peltier usa a electricidade para transferir um lado de uma placa que é colocada na parte superior do processador para o outro . Embora este seja eficaz no resfriamento do CPU , ele gera calor em todo o sistema e usa mais energia do que um ventilador ou bebedouro. Além disso , o resfriamento Peltier às vezes pode criar condensação no sistema, o que pode causar danos elétricos .