Um dos componentes mais importantes de um computador é a CPU, como é o componente que processa todos os dados para cada programa . A CPU se conecta ao soquete do processador na placa-mãe do computador , travando -o no lugar e conectá-lo a todos os outros componentes do computador. Intel e AMD , os dois principais produtores de computador CPU , cada um tem vários modelos de CPU diferentes que podem ser usados em computadores , como resultado há vários sockets de CPU diferentes que você pode encontrar em placas-mãe . Como uma CPU não pode ser usado sem o tipo correto de tomada , combinando a CPU no soquete da placa-mãe é essencial para a construção ou a atualização de um computador.
O soquete da CPU se conecta a CPU para a placa-mãe
Finalidade da CPU Sockets
O soquete da CPU em uma placa-mãe tem duas finalidades . A primeira é a de permitir a transferência de dados para e da CPU . Pinos ligados tanto à CPU ou para a própria tomada , conecte os componentes de processamento interno da CPU para as conexões de circuitos, contidos dentro do soquete do processador . Essas conexões permitem que os dados de todos os componentes da placa-mãe para ser enviado para a CPU para o processamento e retorno.
O segundo propósito de uma tomada de CPU é proteger a CPU eo computador de danos. Uma vez que uma CPU foi inserido no soquete, o soquete é fechado. Fechando as travas do soquete do processador no lugar, impedindo-a de se mover ou ser removido do soquete da CPU até que tenha sido desbloqueado. Se a CPU foram capazes de se mover, curto-circuitos ou danos aos pinos que permitem a transferência de dados pode ocorrer.
PGA Sockets
soquetes PGA apoiar o uso de CPUs que possuem uma arquitetura Pin Grid Array . Com PGA CPU , os pinos de conexão são montados dentro da CPU e ligue orifícios correspondentes no soquete para permitir que a CPU para conectar os circuitos da placa-mãe . O número de pinos do processador irá variar dependendo do tipo de encaixe que a CPU particular utiliza , e será disposta num padrão específico de modo a que a CPU será apenas capaz de ligar na tomada num sentido.
Alguns soquetes PGA usar um método conhecido como ZIF ou " Força de Inserção Zero ", em que a CPU pode ser conectado sem ter que pressionar o no lugar , o bloqueio da tomada fecha os buracos ao redor dos pinos para fazer contato. Este foi criado para resolver o problema de pinos ser dobrado durante a tentativa de inserir CPU .
LGA Sockets
soquetes LGA apoiar o uso de CPU do que dispõem de uma Land Grid Array arquitetura. Com LGA CPU , os pinos de conexão são montados dentro do soquete e do CPU possui uma grade de conectores que colocam sobre os pinos . Bloquear a CPU no soquete é feito de tal forma que coloca uma pequena quantidade de força descendente sobre a CPU , garantindo uma boa conexão com os pinos.
Tipos Intel soquete
< br >
Intel criou uma série de tomadas para apoiar linhas de produtos , tais como a sua série Pentium ' , série Core2 , ea série de processadores i7 . Como os processadores da Intel se tornaram mais avançados , o número de pinos nos processadores aumentaram e tipos de soquete mais velhos tornaram-se incompatíveis com a nova CPU . Os soquetes mais comuns Intel que ainda estão em uso incluem Socket 478 para o Pentium IV e Celeron , Sockets 771 e 775 para o Pentium D, Celeron D, e os processadores Core 2 Duo e Quad , e Socket 1366 para a linha de produtos Core i7 tipos .
AMD Socket
AMD criou vários tipos de soquete , bem como, embora muitos de seus soquetes são compatíveis com versões anteriores com os tipos anteriores de CPU devido a arquitetura de CPU semelhante em toda diversas linhas de produtos . Os soquetes mais comuns da AMD que ainda estão em uso incluem Socket A para o Athalon e Duron CPU , soquete AM2 para processadores Athalon 64 e Semperon , soquete AM2 + para as 64 linhas de produtos Phenom e Athalon e soquete F para o Opteron e Athalon 64 processadores 7x .