? É raro que uma grande corporação no topo da sua indústria comete um erro, mas acontece . A Intel Pentium 4 prova que mesmo o melhor às vezes têm dias de folga . História
O primeiro processador Intel Pentium 4 foi lançado em 2000, como sucessor do Pentium 3 . Variantes do Pentium 4 foram produzidos até 2008.
Arquitetura
A linha Pentium 4 de processadores usados na arquitetura " Netburst " , que incidiu sobre a execução rapidamente tópicos individuais por cronometrando processadores em invulgarmente altas velocidades. Intel tinha planejado relógio processadores Pentium 4 até 10 Ghz , mas só foi capaz de chegar a 3,8 Ghz .
Desempenho
processadores Pentium 4 eram muitas vezes mais lento do que os processadores Athlon com velocidades de relógio semelhantes e eram raramente capaz de manter-se com os processadores Athlon com um preço similar.
Compatibilidade
processadores Pentium 4 estreou com soquete 423 , então mudou-se para socket 478 e, eventualmente, LGA775 . Os processadores Pentium 4 construídos antes da introdução de LGA775 da Intel não são compatíveis com os sistemas operacionais de 64 bits .
Problemas de aquecimento
Problemas com calor foram a queda do Pentium 4 . Os processadores Pentium 4 tinha que ser cronometrado maior do que competir processadores Athlon para proporcionar um melhor desempenho, mas isso fez com que eles correr muito quente para uso em computadores de mesa que não tinham capacidade substancial de resfriamento.
Legado
a arquitetura Netburst
no Pentium 4 foi incapaz de alcançar o elevado velocidades de clock Intel esperava sem sobreaquecimento . Como resultado, a Intel criou a nova arquitetura Intel Core , que estreou em 2006 e foi o carro-chefe de processadores da Intel , até a arquitetura Nehalem chegou em 2008.