Também conhecido como o processador, unidade central de processamento de um computador (CPU) realiza os cálculos necessários para executar o sistema operacional do seu PC e executar comandos de software. Os principais aspectos do CPU que determinam o seu tipo são a sua velocidade, número de núcleos , a quantidade de memória cache, conjunto de instruções, e litografia. Cada um destes tem as suas próprias especificações implicações . Embora alguns podem ser de maior interesse do que outros, dependendo das necessidades de um determinado utilizador , todos eles contribuem para a qualidade global do CPU . Instruções
1
Observe as velocidades dos processadores que você está comparando. Isto é expresso em termos de gigahertz ( GHz ) . Um processador que opera a 1 GHz trabalha para executar instruções de software de 1 bilhão de vezes por segundo. A velocidade mais rápida , mais frequentemente a CPU executa os cálculos necessários para executar os programas abertos em seu computador.
2
Olhe para o número de núcleos presentes em cada CPU. Um núcleo é uma unidade independente que pode processar instruções de software . Quanto mais núcleos de um processador possui mais tarefas que podem ser executadas simultaneamente. A maioria dos processadores de ter pelo menos dois núcleos , e não é raro que uma unidade tenha quatro núcleos . Para que o seu computador para tirar proveito dos múltiplos núcleos do software que você está usando deve ser projetado para fazê-lo. Os fabricantes de software vai especificar isso , afirmando que seus programas são " rosca " ou " multithreaded ".
3
Compare a quantidade de memória cache, ou "cache ", presente nos processadores em questão . Cache é uma forma de memória de alta velocidade localizado diretamente sobre o processador. Este armazena a informação que é mais relevante para as necessidades do processador em um determinado momento . Ela fornece esta informação para o processador muito mais rapidamente do que a RAM do computador . Seu tamanho é expresso em kilobytes (KB) ou megabytes (MB). Quanto maior o cache , menos tempo o processador tem a perder à espera de dados da RAM ou disco rígido.
4
Observe se o processador é de 32 bits ou de 64 bits. Este é o conjunto de instruções da unidade. A principal diferença entre os dois é que os computadores com processadores de 32 bits não pode usar mais do que 4 GB de RAM. Processadores de 64 bits podem endereçar mais , dependendo de restrições do sistema operacional. A memória RAM adicional minimiza o tempo que o computador tem de aguardar por informações do disco rígido mais lento.
5
Olhe para a litografia de cada processador . Isto é expresso em nanômetros (nm) . A característica refere-se ao tamanho dos transistores, os pequenos interruptores eléctricos que permitem que o processador para executar os seus cálculos . Tamanho do transistor não apenas determina quantos transistores podem estar presentes em uma determinada CPU , mas o quão quente o CPU fica. Os mais transistores atuais , os cálculos mais complexos, um processador pode executar. O cooler da CPU , menos provável será a produzir erros. Assim, quando se trata de litografia , quanto menor , melhor.