? Processadores de computadores e placas-mãe são diferenciados principalmente pelo seu número de soquete da CPU. O número de soquete da CPU é usado para definir a compatibilidade entre os diferentes tipos de arquitecturas de processamento , mesmo dentro da mesma família de motherboard processador, para fins de construção computador. Além disso , em muitos casos , o número indica a tomada CPU considerações de refrigeração que deve ser tomado em consideração , e , por vezes, as características físicas da CPU e da própria tomada . Características físicas
Apesar de não ser uma regra absoluta , o número do soquete da CPU é frequentemente uma referência ao número de pinos ou contatos na própria CPU que a interface do processador e placa-mãe. Por exemplo, LGA e soquete 775 e soquete 1366 da Intel tem 775 pinos e 1366 , respectivamente, que se conectam a CPU para a placa-mãe . O prefixo ao soquete do processador , como o LGA , refere-se à possibilidade ou não os pinos estão na CPU ou na própria placa-mãe. No caso da LGA , grid array terra , os pinos são realmente na placa-mãe , e os pequenos contatos estão na CPU que repousa sobre esses pinos .
Tamanho Especificações
como o tamanho do soquete da CPU é diretamente proporcional ao número de pinos que possui, o número do soquete da CPU serve como um guia para a área onde o soquete do processador irá residir . Apesar de processadores CPU estão ficando menores , como a tecnologia de 32 nm da Intel, os soquetes de conectivos que ligam as CPUs para o resto do computador permanecer em tamanhos padronizados e, assim, crescer como o número de transistores e conexões utilizados pelo CPU cresce.
Considerações refrigeração
sockets de CPU , não só definir as especificações que facilitam a comunicação entre a CPU ea placa-mãe, mas também o selo físico no soquete da CPU onde reside. Os terminais de montagem pré- usinadas para soluções como o ar ou aparelhos de refrigeração água de refrigeração é diferente para cada soquete da CPU como cada soquete tem dimensões e exigências físicas diferentes. Além disso, os soquetes de alto desempenho, tais como Intel de 1366, que tem saída térmica considerável , muitas vezes ocupam grandes porções da placa-mãe para permitir a aparelhos de refrigeração maior e mais complexa para ser anexado ao CPU. Soluções de refrigeração muitas vezes são vendidos de acordo com o soquete da CPU são compatíveis com , e raramente são compatíveis com os soquetes não cotadas .
CPU Compatibilidade
sockets de CPU suportam apenas um número específico de processadores . Apesar de mais CPUs podem ser projetados para eles, tais como Intel soquete LGA 775 , que apoiou várias famílias de processadores do Celeron ao Core 2 Quad, uma vez que a eficiência máxima de uma tomada especial é atingido ele será obsoleto para um projeto mais recente. Como tal, quando a construção de computadores a primeira peça de hardware escolhido deve ser a placa-mãe baseada no qual soquete da CPU que possui. Esta especificação ditames sozinho quais processadores são suportados para o novo sistema de computação .
LGA vs PGA
O prefixo de três letras para cada número de soquete da CPU, ou LGA ou PGA , descreve características físicas conjuntivo entre a CPU ea placa-mãe . Soquete números CPU com o LGA prefixo, ou grid array terra , são tomadas contendo pinos de contato que a CPU repousa sobre . Existe um pequeno contacto de metal no fundo do processador para cada pino no casquilho . PGA , também conhecido como pin grid array , é o antecessor para LGA configurações de soquete da CPU. Ou seja , os pinos conjuntivo estão ligados à parte inferior do processador . Cada um destes pinos se encaixa em um pequeno furo pré- usinado dentro do soquete do processador na placa-mãe que segura os pinos da CPU no local.