? Dentro de um computador , os dados se movem em centenas de milhões de caracteres por segundo . A Unidade de Processamento Central ( CPU ) realiza a maior parte do movimento , apesar de nem todos . Seria um tanto inútil , se o fez, porque a CPU faz tudo de matemática e lógica do computador. Assim, a CPU não está vinculado com o trabalho de baixo nível, os projetistas de computadores surgiu com acesso direto à memória ou DMA , um modo de transferência em que os dispositivos inteligentes mover seus próprios dados. CPU e Memória
CPU do seu computador é um dispositivo muito ocupado, a execução de programas de processamento de texto , navegadores da Web e outras aplicações. A CPU em si não tem o espaço para armazenar todos os seus programas ativos , em vez disso , ele os mantém em memória de acesso aleatório (RAM), onde ele pode chegar a dados rapidamente. Ele tem uma ligação directa para a RAM e movimenta grandes blocos de dados a ele em altas velocidades. Antes do advento dos microprocessadores de baixo custo, a CPU fazia tarefas como mover dados da memória RAM para o disco rígido e impressora. No entanto, ele só pode fazer essas tarefas , roubando tempo longe de seus programas de aplicação , tornando-os lentos para usar.
Periféricos
dispositivos externos para a CPU e memória são chamado periféricos . Esses componentes , tais como o disco rígido , impressora e monitor, beneficiar de microprocessadores de baixo custo . Com o seu próprio processador , o disco rígido , por exemplo, pode localizar e armazenar dados ao seu disco independente magnético da CPU. Se o disco rígido ainda tem que esperar por dados da CPU , no entanto, ter seu próprio microprocessador é menos de um benefício , a CPU ainda deve interromper seu outro trabalho apenas para enviar os dados para o disco rígido
< . br>
DMA
Se microprocessador do disco rígido tem acesso direto à memória RAM , não precisa esperar por dados da CPU. Um sistema chamado DMA faz exatamente isso , tornando o controle de memória para outros do que a CPU dispositivos. Durante uma transferência de DMA , a CPU pode estar trabalhando em outras tarefas. Transferências DMA são mais rápidos do que aqueles que utilizam o CPU, porque a CPU deve ler a memória de RAM em primeiro lugar, em seguida, enviá-lo para os dispositivos periféricos.
Contenção de memória RAM
normalmente está disponível para um dispositivo de cada vez, se é o CPU ou um dispositivo periférico . Quando o disco rígido faz uma transferência de DMA , a CPU deve esperar para acessar a memória , mesmo que isso não está relacionado com os dados do disco rígido . RAM torna-se um gargalo em casos como este , criando uma condição chamada de contenção de memória . Alguns projetos DMA quebrar acessos à memória em pedaços menores , reduzindo o tempo de espera de um dispositivo.