O tamanho do tempo quântico na programação Round Robin (RR) afeta significativamente o desempenho do sistema. Há uma troca a considerar:
Quantum de tempo pequeno: *
Aumento da sobrecarga de comutação de contexto: Comutadores de contexto frequentes (alternância entre processos) aumentam a sobrecarga da CPU. Isso ocorre porque a troca envolve salvar e restaurar o estado do processo, que leva tempo. Se o quantum for muito pequeno, essa sobrecarga poderá dominar o tempo de execução, levando a um desempenho ruim.
*
Melhor capacidade de resposta: Quanta mais curta leva a tempos de resposta mais rápidos para processos interativos. Um usuário perceberá um feedback mais rápido, mesmo que seu processo não esteja obtendo uma grande parte da CPU.
*
aborda um compartilhamento de processadores justo, mas menos eficiente: Embora visa a justiça, um quantum muito pequeno o torna essencialmente um sistema de compartilhamento de processadores, resultando em utilização potencialmente menos eficiente, à medida que a troca de contexto consome recursos substanciais.
Quantum de tempo grande: *
Comutação de contexto reduzida sobrecarga: Menos interruptores de contexto significam menos sobrecarga e melhor utilização da CPU.
*
tempos de resposta mais longos: Os processos interativos podem ter que esperar mais tempo por sua vez, levando a um sistema menos responsivo, potencialmente parecendo um cronograma de primeiro a chegar, primeiro servido (FCFS) para tarefas mais longas.
*
potencial de fome (se não perfeitamente implementado): Se um processo ocupar consistentemente o quântico inteiro, processos mais curtos poderão ser adiados significativamente. As implementações adequadas de RR devem mitigar isso, mas o risco aumenta com o maior quanta.
*
aborda FCFs para tarefas mais longas: Essencialmente, os processos longos podem ser executados em grande parte ininterruptos até que seu quantum expire.
Quantum de tempo ideal: Não existe um único "melhor" tempo de tempo. O valor ideal depende muito das características do sistema, incluindo:
*
Tempo médio de execução do processo: O quantum deve estar um pouco relacionado à média. Um quantum significativamente menor que a média levará à comutação excessiva de contexto. Um quantum significativamente maior pode levar à injustiça.
*
Número de processos: Mais processos geralmente se beneficiam de um quantum menor para garantir a justiça.
*
Tipo de processos: Os processos interativos precisam de quanta menor que os processos ligados à CPU.
em resumo: O tempo ideal quântica visa equilibrar a capacidade de resposta do sistema com a sobrecarga da troca de contexto. Muitas vezes, requer ajuste cuidadoso com base na carga de trabalho e nos recursos do sistema. Freqüentemente, um valor determinado empiricamente através da experimentação produz os melhores resultados.