Não existe uma única velocidade de ventilador da CPU "boa". A velocidade ideal depende de vários fatores:
*
Carga da CPU: Sob cargas leves (navegação, processamento de texto), uma velocidade mais baixa é perfeitamente fina e mais silenciosa. Sob cargas pesadas (jogos, edição de vídeo), a velocidade precisa aumentar significativamente para evitar superaquecimento. Um bom ventilador ajustará automaticamente sua velocidade com base na temperatura da CPU.
*
temperatura ambiente: Uma sala mais quente exigirá maiores velocidades do ventilador para manter a mesma temperatura da CPU.
*
CPU TDP (potência de projeto térmico): As CPUs TDP mais altas geram mais calor e geralmente exigem velocidades mais altas do ventilador, especialmente sob carga.
*
CPU Cooler Type: Um refrigerador de ar sofisticado ou um refrigerador de líquido AIO geralmente operam em velocidades mais baixas do que um refrigerador de estoque básico para obter o mesmo desempenho de refrigeração.
Em vez de focar em uma RPM específica (revoluções por minuto), concentre -se na temperatura da CPU. Um bom alvo é manter sua temperatura da CPU abaixo da temperatura operacional máxima (geralmente especificada nas especificações da CPU). A maioria das CPUs modernas tem trenaturas térmicas, o que reduzirá o desempenho se a temperatura ficar muito alta. Procure manter sua temperatura da CPU bem abaixo do ponto de aceleração para o desempenho e a longevidade ideais.
Ferramentas de monitoramento: Use software como Hwmonitor, Temp Core ou BIOS/UEFI para monitorar a temperatura da CPU e a velocidade do ventilador. Isso permite que você veja como o sistema de refrigeração está executando e faz ajustes, se necessário.
em suma: Uma velocidade "boa" do ventilador é aquela que mantém sua temperatura da CPU dentro dos limites de operação seguros, mantendo -se razoavelmente silencioso. Não se fixa no RPM; Concentre -se na temperatura.