Não há uma única resposta definitiva para quantos "tipos" de CPUs existem. O número depende de como você define "tipo". Você pode categorizá -los de várias maneiras, levando a uma contagem muito diferente:
*
por arquitetura: Esta é uma maneira importante de categorizar as CPUs. Os exemplos incluem x86 (Intel e AMD), ARM (usado na maioria dos smartphones e tablets), RISC-V (arquitetura de código aberto), PowerPC (usado em alguns servidores e sistemas incorporados) e muitos outros, cada um com inúmeras variações. Isso por si só representaria dezenas de "tipos".
*
por contagem de núcleos: As CPUs podem ter de um a dezenas (ou até centenas) de núcleos. Cada contagem de núcleo representa um "tipo" diferente nesta classificação.
*
por fabricante: Intel, AMD, Arm Holdings (projetos, não necessariamente fabricantes), Qualcomm, Apple (projeta seus próprios) e muitos outros projetam e/ou fabricam CPUs. As CPUs de cada fabricante, mesmo dentro da mesma arquitetura, podem ter variações.
*
pelo tipo de soquete: A interface física que conecta a CPU à placa -mãe é outra maneira de categorizá -las. Diferentes soquetes são incompatíveis.
*
por recursos: Recursos como gráficos integrados, conjuntos de instruções específicos, recursos de virtualização, etc., criam distinções adicionais.
Em suma, existem muitos tipos * de CPUs, numerando as centenas, senão milhares, dependendo dos seus critérios. Não há número único, universalmente acordado.