As CPUs usam o sistema binário (0s e 1s) por alguns motivos importantes:
1. Simplicidade e confiabilidade: *
fácil de implementar fisicamente: Os transistores, os blocos de construção das CPUs modernas, estão "on" (conduzindo eletricidade, representando 1) ou "off" (sem conduzir, representando 0). Este estado simples de ativação/off é extremamente confiável e fácil de controlar.
*
menos propenso a erros: Diferentemente dos sistemas com vários estados, o binário tem apenas duas possibilidades, reduzindo a chance de interpretar mal os dados.
2. Eficiência e velocidade: *
Processamento rápido: A lógica binária é direta e pode ser executada muito rapidamente. A CPU pode processar facilmente instruções que envolvem apenas dois estados possíveis.
*
Consumo mínimo de energia: A natureza liga/desliga dos transistores usa energia mínima em comparação com sistemas com vários estados.
3. Representação de dados: *
Versátil: O binário pode representar qualquer tipo de dados, incluindo números, letras, símbolos e instruções. Por meio de diferentes esquemas de codificação como ASCII e Unicode, o binário pode representar todos os caracteres e dados que precisamos usar computadores.
*
fácil de manipular: Operações binárias como adição, subtração e multiplicação são simples e eficientes, facilitando o processamento da CPU.
Em suma, o binário é a maneira mais eficiente e confiável para os computadores processarem informações, tornando -o o sistema ideal para CPUs. Embora outros sistemas numéricos como decimal (base 10) possam parecer mais naturais para os seres humanos, eles não são tão eficientes ou práticos para as operações complexas e de alta velocidade que os computadores executam.